SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
Situação de aprendizagem construída a partir dos textos; “ Avestruz ” Mario Prata, “Pausa ” de Moacir Scliar e “Meu primeiro beijo”de Antonio Barreto.
Nesta situação de Aprendizagem serão apresentados aos alunos o gênero textual crônica, e suas principais características. Além disso, serão retomados os elementos da narrativa, com foco na compreensão / interpretação dos textos pelos alunos.
Objetivo: Espera-se que ao final das atividades propostas, o aluno seja capaz de reconhecer o gênero em estudo.
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Tempo previsto: 6 aulas
Conteúdos: Conceito de crônica, retomada dos elementos da narrativa .Leitura dos textos; “ Avestruz ” Mario prata, “Pausa ” de Moacir Scliar e “Meu primeiro beijo” de Antônio Barreto.
Competências e habilidades: Conhecer o gênero crônica narrativa . Identificar os elementos narrativos,interpretar textos pertencente ao gênero em estudo.
Estratégias: Leitura, discussão.
Recursos: cópia de textos, revistas, jornais e sala de informática.
1º passo-Pedir para que os alunos em casa, pesquisem o gênero crônica.
2º passo- Na próxima aula haverá o relato da pesquisa pelos alunos. Após o relato, dividir a sala em grupos, entregar alguns jornais e revistas para que selecionem algumas crônicas. Um representante de cada grupo, lerá a crônica escolhida. O professor fará as intervenções , apontando os aspectos que serão importantes para a etapa seguinte. Exemplo: O que esses textos têm em comum? Eles são parecidos com outros gêneros textuais? E quanto a estrutura?
3º passo- Na próxima aula, apresentação do conceito crônica, e entrega para cada grupo, um texto sendo; Avestruz ” Mario Prata, “Pausa ” de Moacir Scliar e “Meu primeiro beijo” de Antonio Barreto, onde pela internet pesquisarão os autores e a obra em questão.
4º passo-Será proposto que a primeira leitura seja individual e que cada um registre os vocabulários e expressões não conhecidas. Após, cada grupo focalizará os aspectos do gênero crônica, elementos da narrativa, linguagem formal e informal, intertextualidade.
5º passo-Socialização da proposta anterior e o professor esclarece dúvidas .
6º passo-Entrega de uma ficha para que os alunos possam preencher individualmente contendo os dados obtidos na socialização a respeito de : Aspectos: foco narrativo, personagem, enredo, tempo e espaço. O professor poderá chamar a atenção para a lingugem formal e informal
7º passo-sugestão: Pedir aos alunos que mudem o final da crônica lida .
Nenhum comentário:
Postar um comentário