sábado, 15 de junho de 2013

AVESTRUZ...






SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM

Situação de aprendizagem construída a partir dos textos;  “ Avestruz ” Mario Prata, “Pausa ” de Moacir Scliar  e “Meu primeiro beijo”de Antonio  Barreto.


Nesta situação de Aprendizagem serão apresentados aos alunos o gênero textual crônica, e suas principais características. Além disso, serão retomados os elementos da narrativa, com foco na compreensão / interpretação dos textos pelos alunos.

Objetivo: Espera-se que ao final  das atividades propostas, o aluno seja capaz de reconhecer o gênero em estudo.

Ano:  8º ano  do Ensino Fundamental

Tempo previsto: 6 aulas

Conteúdos:  Conceito de crônica, retomada  dos elementos da narrativa .Leitura dos textos; “ Avestruz ” Mario prata, “Pausa ” de Moacir Scliar  e “Meu primeiro beijo”  de Antônio  Barreto.

Competências e habilidades: Conhecer  o gênero crônica narrativa . Identificar os elementos narrativos,interpretar textos pertencente ao gênero em estudo.

Estratégias:  Leitura, discussão.

Recursos: cópia de textos, revistas, jornais  e sala de informática.

1º passo-Pedir para que os alunos em casa, pesquisem o gênero crônica.

2º passo- Na próxima  aula haverá  o  relato da pesquisa pelos alunos. Após o relato, dividir a sala em grupos,   entregar alguns jornais e revistas para que  selecionem algumas crônicas.              Um representante de cada grupo, lerá a crônica escolhida. O professor fará  as intervenções , apontando os aspectos que serão importantes para a etapa seguinte. Exemplo:  O que esses textos têm em comum?  Eles são parecidos com outros gêneros textuais?  E quanto a estrutura?

3º passo- Na próxima  aula, apresentação do conceito crônica, e entrega para cada grupo, um texto sendo;  Avestruz ” Mario Prata, “Pausa ” de Moacir Scliar  e “Meu primeiro beijo”  de Antonio  Barreto, onde  pela internet  pesquisarão  os autores e a  obra  em questão.

4º passo-Será proposto que a primeira leitura seja individual e que cada um  registre os vocabulários e expressões não conhecidas. Após,  cada grupo  focalizará os aspectos do gênero crônica, elementos da narrativa, linguagem formal e informal, intertextualidade. 

5º passo-Socialização da proposta anterior e o professor esclarece dúvidas .

6º passo-Entrega de uma ficha para que os alunos possam preencher individualmente contendo os dados obtidos na socialização a respeito de : Aspectos: foco narrativo, personagem, enredo, tempo e espaço.  O professor poderá chamar a atenção para a lingugem formal e informal


7º passo-sugestão:  Pedir aos alunos que mudem o final da crônica lida .

Nenhum comentário:

Postar um comentário