quarta-feira, 26 de junho de 2013

Dicas

Elaborando um mapa textual




1. Anotar no Caderno de Registro, a partir da leitura do título do texto, tudo que você supõe
que ele vá tratar. O título é sempre uma fonte de informação sobre o conteúdo do texto —
a partir dele, é possível perguntar a nós mesmos "o que já sabemos sobre esse assunto?".
Desse modo, acionamos uma série de conhecimentos prévios relacionados ao conteúdo e ao
tipo de texto, ou seja, conhecimentos construídos ao longo das nossas experiências pessoais,
que sempre contribuem para uma melhor compreensão do que lemos.
2. Para que as anotações do seu Caderno de Registro fiquem organizadas e contextualizadas e,
com o passar do tempo, não percam o sentido, é necessário que você registre sempre a
orientação dada para a atividade, os títulos orientadores e a data em que você fez a atividade
proposta. Neste caso, por exemplo:
Estudando o texto "As idéias, concepções e teorias que sustentam a prática de qualquer
professor, mesmo quando ele não tem consciência delas", capítulo 4 do livro O diálogo
entre o ensino e a aprendizagem, de Telma Weisz, Editora Ática.
Proposta: Listar os conteúdos que o título sugere; "Listar o que os subtítulos sugerem" etc.
3. Observe todo o texto, de forma bastante breve, especialmente seus subtítulos. Em seguida,
anote no centro de uma folha em branco do seu Caderno de Registro (disposto horizontalmente) o título do texto, circundando-o com uma figura geométrica qualquer. Partindo do centro, estenda cinco linhas e escreva em cada uma delas um subtítulo do texto. Como o título e os
subtítulos desse texto são extensos, é preferível escrever em tamanho bem reduzido a fim
de garantir espaço para as demais anotações durante a leitura.
4. Leia o trecho inicial (até o primeiro subtítulo), identifique as principais idéias e anote-as, com
expressões breves, no esquema do Caderno, partindo da figura geométrica central em que está
o título.
5. A partir do que você já pode identificar, imagine o que possivelmente vai encontrar no próximo
trecho (referente ao primeiro subtítulo. Nesse caso "Como a metodologia de ensino…").
6. Continue a leitura até o segundo subtítulo, sublinhe as idéias-chaves desse trecho e faça
anotações no esquema, partindo da figura geométrica em torno do subtítulo.
7. Prossiga a leitura utilizando esses mesmos procedimentos, até o final do texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário