sábado, 15 de junho de 2013

LEITORES E LEITUAS


Situação de aprendizagem



Ler > Legere “colher, escolher, recolher”, como quando as pessoas selecionam e retiram do pé os melhores frutos, os melhores cachos.

“Através da leitura, é possível apurar o olhar e enxergar o que parece “invisível”, mas está o tempo todo diante de nós”

                            Alice Ruiz.
A leitura é...
Uma atividade complexa e abrangente.Faz rigorosa exigência de nosso cérebro, da nossa memória e das nossas emoções.


LEITURA DO DIA

 Crônica    AVESTRUZ  de  Mário Prata

1º  A aula de leitura
          O professor  poderá anotar  o título na lousa e pedir para a classe lê-lo em voz alta. Em seguida irá anotar as palavras que os alunos relacionarem ao nome do texto.
         Título:
         Avestruz
         Animal
         Pássaro?
         Que tipo de animal?

2º - O que iremos encontrar nesse texto?
Após o título ser apresentado aos alunos, o professor fará perguntas para verificar o que o aluno espera encontrar no texto (“Quais informações vocês esperam encontrar no texto a partir desse título?). Todas as ideias colocadas podem ser anotadas na lousa, mesmo aquelas que não fazem sentido ao texto. Se preferir, criar um painel sobre o assunto em uma cartolina ou em papel pardo.

3º  A primeira leitura
O professor fará a 1ª leitura do texto  todo em voz alta,  de forma pausada e dando ênfase  às palavras  mais frequentes ou que podem ser relacionadas ao tema. quando o texto for uma  narrativa, é interessante ler apenas um páragrafo por vez, em segmento,  a fim de manter a expectativa do aluno sobre a história. A leitura de todo o conteúdo do texto servirá como um primeiro contato do aluno  com o assunto para, posteriormente, explorá-lo por parágrafos.

4º Ampliando o vocabulário
               Com a leitura inicial do texto destacando alguns vocábulos, o professor poderá anotar, na lousa ou no cartaz, as principais palavras e associar  ao termo palavras da mesma família (palavras cognatas) ou buscar referências no nosso cotidiano, com o objetivo do aluno perceber que  o vocabulário de um texto está presente em  situações cotidianas.
       VEJA:
¨  Assemelha = o que se assemelha,,igual. O professor pode explorar as palavras cognatas como semelhante, assemelhar,
¨  Erro da natureza = algo  que ocorreu por acidente, sem prever.

5º A segunda leitura
          O professor poderá pedir para um aluno ler em voz alta um parágrafo por vez . A cada parágrafo lido, o docente irá dialogar com a classe com o objetivo de buscar a ideia principal do trecho lido.O professor deve sempre manter o registro das inferências de cada aluno. No caso de haver falta de conhecimentos prévios por parte da sala, o docente poderá pedir que o aluno retorne a leitura do parágrafo e leia frase por frase  a fim de buscar uma informação nas palavras-chaves.
         Quando houver uma palavra de difícil pronúncia, o professor irá anotar na lousa e ler em voz alta pausadamente .

6º O que a leitura apresenta
         Durante todo processo de leitura, o professor irá anotar todas as inferências que os alunos irão  citar. É importante anotar, inclusive, as que não eram pertinentes ao texto, pois ao final da segunda leitura, o docente poderá perguntar quais citações  contemplavam o texto e porque outras não . Nessa etapa, o docente discutirá a linguagem usada no texto e o efeito que ela provoca no leitor.

7º Sistematização
A sistematização do que o aluno aprendeu consiste em ele se apropriar de sua própria experiência produzindo seu  conhecimento.Essa produção pode ser um pequeno relato ou um desenho no qual ele poderá compartilhar em uma roda de leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário