domingo, 9 de junho de 2013

LEITURA E ESCRITA


Questões para serem feitas antes da leitura do texto
Questões
Capacidades tematizadas
Agora vou ler pra vocês um texto que se intitula Meu primeiro beijo. Com esse título, de que vocês acham que tratará o texto? (focalizar no léxico, nos dois itens, buscando o semântico).
Mais uma informação: o texto foi escrito por Antonio Barreto. Vocês sabem que assuntos ele costuma abordar em seus  textos?
Bom, esse texto é um conto. Considerando isso, alguma coisa muda nessa idéia a respeito de sobre o quê o texto tratará?
a)      Onde foi o primeiro beijo?)
b)      Com quem você acha que foi?
Recuperação do contexto de produção do texto.
Realização de antecipações acerca do conteúdo do texto, do modo de organização do texto, do tratamento a ser dado às informações, por meio da ativação de repertório do aluno sobre os aspectos tematizados.
QUESTÕES PARA SEREM FEITAS DURANTE A LEITURA PROGRESSIVA DO TEXTO
A cada pergunta feita e resposta dada, solicitar dos alunos que justifiquem essa resposta apontando no texto trechos que permitiram a ele responder como fez. É importante focalizar os recursos lingüísticos que permitiram as inferências e antecipações realizadas.
Capacidades de Leitura priorizadas durante a leitura: realização de inferências e antecipações; articulação entre trechos do texto para realização de reconstrução de informação semântica.
Meu primeiro beijo
Antonio Barreto
É dificil acreditar, mas meu primeiro beijo foi num ônibus, na volta da escola. E sabem com quem? com o Cultura Inútil! Pode? Até que foi legal. Nem eu nem ele sabíamos exatamente o que era “o beijo”. Só de filme. Estávamos virgens nesse assunto, e morrendo de medo. Mas aprendemos. E foi assim…
Pausa 1
a)     Quem será o Cultura Inútil e por que o estranhamento?
b)     E foi assim como?
c)      Que pistas no texto te permitem fazer essa afirmação?
Capacidades Tematizadas: antecipação de informações, realização de inferências locais.
Não sei se numa aula de Biologia ou de Química, o Culta  tinha me mandado um dos seus milhares de bilhetinhos:
Pausa 2
a) Quem é Culta?
b) O que estaria escrito nesse bilhete?
Capacidades Tematizadas:
Estabelecer comparações com o novo trecho e articulando-os, de modo a reconstruir informações semânticas.
” Você é a glicose do meu metabolismo.
Pausa 3
a) O que ele quis dizer com essa expressão?
Capacidades Tematizadas: realização de inferências ; realização de reconstrução de informação semântica
Te amo muito!
Paracelso”
Pausa 4
a) Quem era Paracelso?
Capacidades Tematizadas: realização de inferências;
E assinou com uma letrinha miúda: Paracelso. Paracelso era outro apelido dele. Assinou com letrinha tão minúscula que quase tive dó, tive pena, instinto maternal, coisas de mulher…E também não sei por que: resolvi dar uma chance pra ele, mesmo sem saber que tipo de lance ia rolar.
No dia seguinte, depois do inglês, pediu pra me acompanhar até em casa. No ônibus, veio com o seguinte papo:
Pausa 5
a) Qual foi o assunto desse papo?
- Um beijo pode deixar a gente exausto, sabia? – Fiz cara de desentendida.
Mas ele continuou:
Pausa 6
a) O que ele disse ?
Capacidades Tematizadas: Realização de inferências  globais; realização de antecipações
- Dependendo do beijo, a gente põe em ação 29 músculos, consome cerca de 12 calorias e acelera o coração de 70 para 150 batidas por minuto. – Aí ele tomou coragem e pegou na minha mão. Mas continuou salivando seus perdigotos:
Pausa 7
a)      Que situação está para  acontecer?
b)      Por que você levantou essa hipótese?
Capacidades Tematizadas: Realização de inferências globais; realização de antecipações.
- A gente também gasta, na saliva, nada menos que 9 mg de água; 0,7 mg de albumina; 0,18 g de substâncias orgânica; 0,711 mg de matérias graxas; 0,45 mg de sais e pelo menos 250 bactérias…
Pausa 8
a) Será que sairá algum beijo?
Capacidades Tematizadas: Realização de antecipações.
Aí o bactéria falante aproximou o rosto do meu e,  tremendo, tirou seus óculos, tirou os meus, e ficamos nos olhando, de pertinho. O bastante para que eu descobrisse que, sem os óculos, seus olhos eram bonitos e expressivos, azuis e brilhantes. E achei gostoso aquele calorzinho que envolvia o corpo da gente. Ele beijou a pontinha do meu nariz, fechei os olhos e senti sua respiração ofegante. Seus lábios tocaram os meus. Primeiro de leve, depois com mais força, e então nos abraçamos de bocas coladas, por alguns segundos.
Pausa 9
a) O que será que vai acontecer agora?
E de repente o ônibus já havia chegado no ponto final e já tínhamos transposto , juntos, o abismo do primeiro beijo.
Pausa 10
a)      E agora como terminará essa história?
b)      Por que você levantou essa hipótese?
Capacidades Tematizadas:
Realização de inferências locais e globais; realização de antecipações.
Desci, cheguei em casa, nos beijamos de novo no portão do prédio, e aí ficamos apaixonados por vária semanas. Até que o mundo rolou, as luas vieram e voltaram, o tempo se esqueceu do tempo, as contas de telefone aumentaram, depois diminuíram…e foi ficando nisso. Normal. Que nem meu primeiro beijo. Mas foi inesquecível!
a)      As hipóteses levantadas por você corresponderam ao apresentado no texto?
b)      Que pistas levaram você a estas hipóteses?
Capacidades Tematizadas:
Verificação de inferências e antecipações realizadas, procurando corrigir eventuais equívocos a partir da identificação das pistas que levaram à inadequação da resposta.
BARRETO, Antonio. Meu primeiro beijo. Balada do primeiro amor. São Paulo: FTD, 1977. p. 134-6.
QUESTÕES PARA SEREM FEITAS DEPOIS DA LEITURA INTEGRAL DO TEXTO
Questões
Capacidades tematizadas
Você considera que o título do texto está adequado? Explique.
O que você achou do recurso utilizado pelo autor para aguçar a expectativa do leitor em relação ao beijo? Explique.
Redução de informação semântica, por meio de generalização, identificando o tema/assunto do texto;
Articulação entre trechos do texto, reconstruindo informação semântica;
Realização de apreciação estética de recursos utilizados no texto.
Participantes do Grupo 5
Referências Bibliográficas
ANDRADE, Carlos Drummond de. “No aeroporto” – 5ª série/6º ano- vol. 3 – Caderno do Professor (p. 37, 38) e Caderno do Aluno (p. 27, 28)In: Cadeira de balanço. Rio de Janeiro: Record.
ARENDT, Hannah. A condição Humana. Disponível em:  http://www.taddei.eco.ufrj.br/ComplemTeoria/ARENDT_ACondicaoHumana.pdf Acesso em 1/3/2013.
ASSIS, Machado de. “O primeiro beijo” in Memórias Póstumas de Brás Cubas. Disponível em:<http://www.spectroeditora.com.br/fonjic/machado/romances/cubas/14.php&gt; Acesso em 18 de fevereiro de 2013.
BARRETO, Antonio. “Meu primeiro beijo”. In: Balada do Primeiro Amor. São Paulo: FTD, 1977. p. 134-136. Disponível  em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTécnicaAula.html?aula=22430Acesso em 01/03/2013.
DOLZ, Joaquim e SCHNEUWLY, Bernard e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. e organiz. Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. 2 ed., Campinas, SP: 2010.
______. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita – elementos para reflexões sobre uma experiência suíça  (Francófona). In: Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2012. p. 35-60.
KLEIMAN, Angela. Texto e leitor: Aspectos cognitivos da leitura. 13 ed., Campinas, SP: Pontes, 2010. p. 13
LISPECTOR, Clarice. O primeiro beijo. In: A descoberta do Mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999. p. 330-331.
______. Um presente para vocês. In: Clarice na cabeceira: jornalismo. Org. Aparecida Maria Nunes. Rio de Janeiro: Rocco, 2012. p. 134-136.
PESSOA, Fernando. – Livro do Desassossego. Disponível em:
PRATA, Mário. Avestruz. 5ª série/6º ano – vol. 2- Caderno do aluno (p. 9) e Caderno do professor (p. 18). Disponível em  www.marioprataonline.com.br. Acesso em 01/03/2013.
ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
______. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania in Curso EaD/EFAP: Leitura e escrita em contexto digital,
2012 – Programa Práticas de leitura e escrita na contemporaneidade. Disponível em:http://efpava.cursos.educacao.sp.gov.br/Resource/328167,90D/Assets/conteudo_curso/modulo_01/unidade_04/rojo_2004.pdfAcesso em  4/3/2013.
SCLIAR, Moacyr. “Pausa”. In BOSI. Alfredo (org.) O Conto Brasileiro Contemporâneo. São Paulo: Cultrix, s/d. p.275-277.
SÃO PAULO (Cidade) Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. “Referencial de expectativas  para o desenvolvimento da competência leitora e escritora no ciclo II do Ensino Fundamental. São Paulo: SME/DOT, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário