sábado, 15 de junho de 2013

O avestruz-Mario Prata


 ATIVIDADE 1 – TURMA 8 – GRUPO 4
Texto: O AVESTRUZ (Mário Prata)

Público: 7ª ano
Tempo previsto: 6 aulas

Conhecimentos prévios:
- O título “avestruz” nos remete a que? Você conhece um avestruz? Já o viu de perto? Você conhece a expressão “fulano tem estômago de avestruz”? Quem tem um animal de estimação?
- Leitura do texto feita pelo professor, para checagem do aluno.
- Leitura compartilhada, cada aluno lê um parágrafo.

Levantamento de dados sobre o texto em estudo:
- Confrontar as informações obtidas com a leitura do texto, com as expectativas criadas antes da leitura.
- Uso do dicionário, para esclarecimento de palavras desconhecidas.
- Texto complementar sobre o avestruz.
- Análise dos elementos narrativos.
- Ficha técnica do avestruz: nome científico, peso, altura, expectativa de vida, habitat, tipo de alimentação, porque os animais têm nomes científicos?

Debate (oralidade)
- Na sua opinião, porque o garoto desistiu de ter o avestruz e se interessou por gaivotas e urubus?
- Uma das características da crônica é a narrativa atual de um fato cotidiano. Que elementos do texto confirmam isso?
- Música: “Avestruz”, de Dé di Paula e Zé Henrique – ler a letra da música e comparar as semelhanças entre os textos.
- Vídeo: Avestruz (disponível no youtube)

Avaliação:





Nenhum comentário:

Postar um comentário