sábado, 15 de junho de 2013


Texto : O  avestruz (Mário Prata)




Área: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.
Componente Curricular: Língua Portuguesa.
Série/Ano: 5ª/6º
Ensino: Fundamental.
Tempo Previsto: 06 a 10 aulas
Tema: Capacidades de compreensão
Assunto: Leitura – decodificação, compreensão e interpretação
Estratégias de ensino:
  1. Ativação de conhecimento de mundo;
  2. Antecipação ou predição de conteúdos ou propriedades do texto;
  3. Checagem de hipóteses;
  4. Localização e/ou cópias de informações;
  5. Comparação de informações;
  6. Generalização: síntese;
  7. Produção de inferências locais e globais;
Tema: capacidades de apreciação e réplica (interpretação, interação)
Assuntos:
  1. Recuperação do contexto de produção do texto;
  2. Definição de finalidades e metas da atividade de leitura;
  3. Intertextualidade e interdiscursividade;
  4. Percepção de outras linguagens (multissemiose);
  5. Elaboração de apreciações estéticas e/ou afetivas;
  6. Elaboração de apreciações relativas a valores éticos e/ou políticos.
Competências e habilidades
  1. Ler;
  2. Discutir;
  3. Analisar;
  4. Selecionar ideias;
  5. Coletar informações;
  6. Fazer anotações;
  7. Produzir texto escrito;
  8. Trabalhar em equipe;
  9. Representar.
  10. Distinguir o gênero “crônica” do gênero “teatro”.
Avaliação
  1. Leitura observando a entonação;
  2. Compreensão e Interpretação;
  3. Reescrita da crônica “Avestruz” em uma peça teatral;
  4. Representação.
Atividade 1- Texto

          Discussão Oral

  1. Quem já viu um avestruz? Onde? Qual foi a impressão que você teve?
  2. O que você acredita haver em um texto com esse título?
  3. Seria possível criar um avestruz em um apartamento? Por quê?

Atividade 2
  • Cada aluno receberá uma cópia do texto “Avestruz” de Mário Prado

  • Leitura interpretativa pelo professor e leitura compartilhada pelos alunos.
3. Questões escritas – Bloco 1
  1. Qual é o tema do texto lido?
  2. Quem é o autor?
  3. A quem se destina o texto?
  4. Onde poderíamos encontrar um texto como este?
  5. O texto narra uma história ou é um diálogo? Justifique.
4. Questões escritas – Bloco 2
I - Copie as palavras desconhecidas e procure-as no dicionário. Copie apenas o significado que faz sentido no texto.
II – Identifique palavras-chave e anote-as no caderno.
III – A história se passa no presente ou no passado.
Complete as lacunas do texto abaixo com as palavras do boxe ao lado de modo que fique coeso e coerente.
Struthio camelus australis é uma __________________________________________
mais conhecida como_________ _________ . Ela possui grande___________ _______, podendo atingir ________ metros de altura e pesar aproximadamente _______.”   

Atividade 6
Leia o seguinte fragmento textual:

“Pedi para a minha amiga levar o garoto num psicólogo.”
Responda: atividade oral
Em sua opinião, a mãe do menino deveria levá-lo a um psicólogo? Por quê?
7-Redija uma síntese de um parágrafo da sua compreensão do texto. Entregue para seu professor corrigir.
8. Faça uma ilustração do texto logo abaixo de sua síntese. Exponha o trabalho no mural da escola.
9 - Observe as seguintes informações:
1)      Discurso direto: reproduz fiel e literalmente algo dito por alguém. Exemplo:
A mãe disse à filha:
▬ Não gosto disso.
10- Agora produza uma peça teatral baseada no texto estudado:
  • Reúnam-se em trios;
  • Reescrevam o texto empregando discurso direto;
  • Entregue ao professor para correção;
  • Estude a peça teatral;
  • Represente em sala de aula fazendo uso da entonação, da expressão facial;
  • Trabalhe som, cenário e figurino.
  • Fotografe todo o trabalho e exponha as fotografias no mural da escola.    Bom trabalho


Nenhum comentário:

Postar um comentário