Texto : O avestruz (Mário Prata)
Área: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.
Componente Curricular: Língua Portuguesa.
Série/Ano: 5ª/6º
Ensino: Fundamental.
Tempo Previsto: 06 a 10 aulas
Tema: Capacidades de compreensão
Assunto: Leitura – decodificação, compreensão e interpretação
Estratégias de ensino:
- Ativação de conhecimento de mundo;
- Antecipação ou predição de conteúdos ou propriedades do texto;
- Checagem de hipóteses;
- Localização e/ou cópias de informações;
- Comparação de informações;
- Generalização: síntese;
- Produção de inferências locais e globais;
Tema: capacidades de apreciação e réplica (interpretação, interação)
Assuntos:
- Recuperação do contexto de produção do texto;
- Definição de finalidades e metas da atividade de leitura;
- Intertextualidade e interdiscursividade;
- Percepção de outras linguagens (multissemiose);
- Elaboração de apreciações estéticas e/ou afetivas;
- Elaboração de apreciações relativas a valores éticos e/ou políticos.
Competências e habilidades
- Ler;
- Discutir;
- Analisar;
- Selecionar ideias;
- Coletar informações;
- Fazer anotações;
- Produzir texto escrito;
- Trabalhar em equipe;
- Representar.
- Distinguir o gênero “crônica” do gênero “teatro”.
Avaliação
- Leitura observando a entonação;
- Compreensão e Interpretação;
- Reescrita da crônica “Avestruz” em uma peça teatral;
- Representação.
Atividade 1- Texto
Discussão Oral
- Quem já viu um avestruz? Onde? Qual foi a impressão que você teve?
- O que você acredita haver em um texto com esse título?
- Seria possível criar um avestruz em um apartamento? Por quê?
Atividade 2
- Cada aluno receberá uma cópia do texto “Avestruz” de Mário Prado
- Leitura interpretativa pelo professor e leitura compartilhada pelos alunos.
3. Questões escritas – Bloco 1
- Qual é o tema do texto lido?
- Quem é o autor?
- A quem se destina o texto?
- Onde poderíamos encontrar um texto como este?
- O texto narra uma história ou é um diálogo? Justifique.
4. Questões escritas – Bloco 2
I - Copie as palavras desconhecidas e procure-as no dicionário. Copie apenas o significado que faz sentido no texto.
II – Identifique palavras-chave e anote-as no caderno.
III – A história se passa no presente ou no passado.
Complete as lacunas do texto abaixo com as palavras do boxe ao lado de modo que fique coeso e coerente.
“Struthio camelus australis é uma __________________________________________
mais conhecida como_________ _________ . Ela possui grande___________ _______, podendo atingir ________ metros de altura e pesar aproximadamente _______.”
Leia o seguinte fragmento textual: “Pedi para a minha amiga levar o garoto num psicólogo.” |
Responda: atividade oral
Em sua opinião, a mãe do menino deveria levá-lo a um psicólogo? Por quê?
7-Redija uma síntese de um parágrafo da sua compreensão do texto. Entregue para seu professor corrigir.
8. Faça uma ilustração do texto logo abaixo de sua síntese. Exponha o trabalho no mural da escola.
9 - Observe as seguintes informações:
1) Discurso direto: reproduz fiel e literalmente algo dito por alguém. Exemplo:
A mãe disse à filha:
▬ Não gosto disso.
10- Agora produza uma peça teatral baseada no texto estudado:
- Reúnam-se em trios;
- Reescrevam o texto empregando discurso direto;
- Entregue ao professor para correção;
- Estude a peça teatral;
- Represente em sala de aula fazendo uso da entonação, da expressão facial;
- Trabalhe som, cenário e figurino.
- Fotografe todo o trabalho e exponha as fotografias no mural da escola. Bom trabalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário