sábado, 15 de junho de 2013





SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM - TEXTOS : AVESTRUZ/ PAUSA/ MEU PRIMEIRO BEIJO




Grupo 1: Texto: “Avestruz” (Mário Prata)
Atividades propostas para o 6º ano:
  • Você tem algum animal de estimação? Por que o escolheu?
  • Já viu uma avestruz? Como imagina ser? Com a ajuda do professor de Arte, faça uma ilustração;
  • Leia até o penúltimo parágrafo: agora, finalize a história;
  • Pesquise no mapa: Em que regiões do Brasil estão localizadas as cidades de São Paulo e Florianópolis (Floripa);
  • Segundo o narrador, a avestruz é um erro da natureza. Explique com suas palavras esta afirmação;
  • De acordo com o texto, por que você acha que o garoto resolveu mudar de ideia?
  • Questões interdisciplinares:
-Utilizando a tecnologia (data show, DVD, etc), o professor mostrará aos alunos tudo sobre o animal: - habitat, - alimentação, - tamanho, - peso.
-Levando em consideração que uma avestruz pesa 120k e uma gaivota 2k. Quantas gaivotas seriam necessárias para alcançar o peso da avestruz?
  • Imagine uma avestruz morando em um apartamento em plena cidade de São Paulo. Crie uma história contando esta aventura.


Grupo 2: Texto: “Avestruz” (Mário Prata)
Atividades propostas para o 7º ano:
  • Conhecimentos prévios – questionamentos a partir do título:
- O que é Avestruz?
- Voa ou não?
- Qual o seu tamanho?
- A origem: Onde vive?
- Na América do Sul é possível a sua sobrevivência?
- Existiu na Pré-história?
  • Leitura do texto e busca das palavras desconhecidas;
  • Trabalhar o gênero textual (elementos da crônica) e as situações implícitas no texto, especialmente as características da mãe e do filho;
  • A intertextualidade está presente no texto: Cite personagens e passagens bíblicas;
  • Prestar atenção no desfecho e a conclusão. (Sugestão do amigo da mãe);
  • Continuação da história: como a mãe resolve o conflito?
  • Releitura: ilustração.
  • Sugestão, se possível, organizar um passeio ao Zoológico.
Grupo 3: Texto: “Pausa” (Moacyr Scliar)
Atividades propostas para o 9º ano:
  • Sensibilização: Convidar os alunos a escrever uma palavra que os remeta à ideia de “pausa”. Questionar o título;
  • Leitura feita pelo professor, instigando o aluno a levantar hipóteses e comparações de objetos e situações que não fazem parte do cotidiano. Exemplos: relógio de viagem, celular, jornaleiro gritando, etc;
  • Inferências:
- “Que trabalho é esse que necessita ser feito aos domingos?”
- “Ele é funcionário público ou patrão?”
- “Por que ele estaciona o carro duas quadras distante?”
- “Por que ele é chamado de Isidoro?”
- “Que mulheres são essas que o convidam a entrar no quarto?”;
  • Fazer com que o aluno localize informações explícitas e implícitas no texto, leva-los a perceber as variações diacrônicas (“dar corda”) e regionais (tu) da linguagem;
  • Pesquisar a biografia do autor, socializando as informações com a turma;
  • Identificar o tempo cronológico, retirando do texto as comprovações: “as ruas úmidas”, “às duas e meia da tarde”, “às sete horas”;
  • Intertextualidade: Cada grupo deverá pesquisar e levar músicas que tenham a palavra “domingo” e expô-las da maneira que preferirem;
  • Percepção de outras linguagens:
- uso de metáforas: “no planalto da testa...” , “nas colinas do ventre...”;
- propor uma roda de conversa sobre “Ética Familiar”
  • Produto Final: Elaboração de uma crônica, tendo como tema: “ Um dia de domingo”.
Grupo 4: Texto: “Pausa” (Moacyr Scliar)
Atividades propostas para o 9º ano:
  • Discutir o que os alunos entendem sobre a palavra “Pausa” (o título) e os valores morais (ou a sua ausência – mentira);
  • Realizar a leitura do texto e identificar a ideia central. Explorar o vocabulário;
  • Discutir com os alunos: quais são as suas estratégias de pausa? Você conhece a importância do lazer (assegurado pela própria Constituição Brasileira)?
  • Realizar estudo linguístico sobre Concordância Verbal;
  • Discutir sobre as características da fala na região (Regionalismo). Sugestões de vídeos e outros recursos: “O negro Bonifácio”(João Simões Lopes Neto) em Cena Aberta, de Regina Casé e HQ de Chico Bento;
  • Apresentação das características do gênero “Crônica”;
  • Produção de texto sobre o que mais chamou a atenção do aluno dentro do texto (Sugestões: pausa, valores morais, regionalismo, etc.)
  • Socialização do texto por outros alunos;
  • Reescrita após a análise das interferências dos alunos;
  • Avaliação e devolutiva do professor.
Grupo 5: Texto: “Meu primeiro beijo” (Antonio Barreto)
Atividades propostas para o 9º ano:
  • Ativação de conhecimento de mundo:
- Produzir um parágrafo sobre o seu 1º beijo ou como você gostaria que fosse. (Socialização);
  • Escrever a letra de uma música sobre beijo (ou parte dela), execução da música;
  • Levantamento de hipóteses:
- Você já leu algo sobre o autor?
- Será que ele vai falar sobre a própria experiência?
- Você acha que ele vai narrar em 1ª ou 3ª pessoa? Por quê?
  • Leitura do texto (pelo professor);
  • Na sala de Informática:
- Levantamento do vocabulário desconhecido;
-Pesquisa sobre a “doença do beijo”;
  • Produzir um texto poético sobre o beijo (com ilustração), para exposição;
  • Finalizar com a exibição do filme “Cinema Paradiso” e exibição do episódio de “Os Simpsons”, que faz referência a vários filmes com cenas de beijo.
Grupo 6: Texto: “Meu primeiro beijo” (Antonio Barreto)
Atividades propostas para o 9º ano:
  • Ativação de conhecimento de mundo: antecipação ou predição; checagem de hipótese:
- Com a leitura do título, como você acha que a história se desenvolverá?
- Qual a idade que você acha que têm os personagens?
- Como você imagina que são as personagens? Faça uma pequena caracterização deles;
- Onde você acha que aconteceu o primeiro beijo?
  • Localização, Comparação de informações, generalizações:
- Na sua opinião, por que Para Celso também tem o apelido de Cultura Inútil?
- Por que Para Celso sabia tanta informação a respeito do beijo, se nunca havia beijado?
- Você conhece outra história que aborda o mesmo tema? Qual?
  • Estratégia de ensino:
- Quais passagens da história mais lhe agradaram? Por quê?
- No texto lido, há alguma parte que dificultou seu entendimento?
- Apesar das restrições que a menina possuía em relação ao menino, por que ela resolveu dar-lhe uma chance?
  • Recuperação de contexto de produção, definição de finalidade e metas da atividade de leitura:
- Quem é o autor do texto?
- Em que veículo foi publicado?
- Qual o público-alvo que se interessa por esse tipo de texto?
- Qual o tema dessa história? Ele o descreve de forma positiva ou negativa?
  • Percepções de intertextualidade e de interdiscursividade:
- O clímax da história narra um acontecimento que marcou a vida da narradora e se tornou inesquecível. Compartilhe uma experiência inesquecível para você, em poucas linhas;
- O autor descreve o acontecimento do primeiro beijo de forma emocional e sensível. Localize no texto expressões que comprovem essa afirmativa.

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