sábado, 22 de junho de 2013



Texto:     Avestruz
Autor: Mário Prata
Público – Alvo: 6 º ano
Tempo previsto: 6 aulas

Conteúdo:

Capacidades de Leitura;

Objetivos:

  •          Relacionar e interpretar dados e informações representadas em diferentes contextos;
  •          Resolver situações-problema e tomada de decisões, a partir de suas funções sociais;


Competências e habilidades:
·      
  •            Relacionar informações em diferentes linguagens para a construção de argumentação;
  •          Inferir informações subjacentes aos conteúdos explicitados no texto;


Estratégias:

Ativação de conhecimento de mundo; antecipação e checagem de hipóteses –

  • O que você sabe e/ou conhece sobre esse animal?
  • Que assunto o título sugere?
  • A partir da leitura compartilhada do texto, o professor pode fazer as intervenções necessárias;


Localização de informações –

Retomada do texto, a partir de algumas inferências feitas pelo professor;
Sugestão:
Mencionar aos alunos que esse texto é uma crônica e que, geralmente, essa tipologia textual é publicada em jornais.
Questionar aos alunos sobre o possível leitor desse tipo de texto;
Apresentar algumas características da crônica: texto curto, objetivo, com o propósito de narrar fatos do cotidiano.
Aqui, o professor pode recorrer á proposta Curricular do Estado de São Paulo – volume 2, como material de apoio, que aborda justamente esse tema.
Em seguida pedir aos alunos que comprovem tais elementos no próprio do texto

Produção de inferências locais e globais –

Que problemas e dificuldades uma pessoa pode encontrar ao manter uma ave desse porte dentro de um apartamento?

Percepção das relações de intertextualidade e/ou discursividade –

Apresentação do filme “Os pinguins do papai”, discutindo com os alunos sobre a possibilidade de se criar animais exóticos dentro de um apartamento (adequação, higiene, espaço etc.);

Elaboração de apreciações estéticas e/ou afetivas, valores éticos e/ou políticos –

  • Você acha correto retirar um animal selvagem de seu habitat natural e mantê-lo preso em um apartamento?
  • É possível fazer todas as vontades de uma criança?
  • Por que o amigo sugere que a mãe leve seu filho ao psicólogo?


Recursos:

Fotocópias do texto; sala de vídeo; DVD.

Avaliação:

Será processual, levando-se em conta toda participação do aluno, bem como seu desempenho e comprometimento durante as atividades.

Produto final:


A partir das discussões geradas, realizar uma roda de conversa/debate para argumentação e sustentação das idéias.





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