segunda-feira, 27 de maio de 2013






Queridos alunos aqui está o texto que nós estamos estudando com as questões.




LEMBRANÇAS DO SR. ARIOSTO



Nasci na Avenida Paulista, em 1.900, numa travessa chamada Antônio Carlos, dia 20 de setembro. Meus pais vieram pra cá como imigrantes, deixaram sua família na Europa. Da hospedaria de imigrantes, eles já eram tratados para uma fazenda no estado de São Paulo e para lá meu pai foi.
Naquela época não tinha maquinaria, meu pai trabalhava na enxada. Meu pai era de Módena, minha mãe de Capri e ficaram muito tempo na roça. Depois a família veio morar na Avenida Paulista; agora tudo está mudado, já não entendo nada dessas ruas.
Meu pai era mestre da caligrafia, pintava quadros a aquarela e fazia retratos a bico-de-pena que é uma arte difícil. Ele gostava muito de ler, por isso escolheu esses nomes para nós: Amleto,Telésforo,Ariosto...penso que ele tirou da literatura.Aqui no Asilo não tem ninguém como esse nome de Ariosto, sou o único.
A Avenida paulista era bonita, calçamentos de paralelepípedos, palacetes. As outras ruas eram calçadas, cobertas de árvores, de mata. De noite, os “lampioneiros” vinham acender os lampiões e de madrugada voltavam para apagar. Minha rua tinha poucas casas, uma aqui outra a quinhentos metros. Naquela época faziam casas bem grandes, a nossa tinha quintal com pé de laranja, mexerica, ameixa e abacate. Minha mãe gostava muito de flores e plantava rosas, margaridas, violetas. Todo dia de manhã cedo ia regar as flores com seu regadorzinho. Eu ia atrás dela.
A mãe levantava cedinho e acendia o fogão a lenha, depois vinha acordar a gente: “-Vamos meus filhos, vamos tomar café!”. Mamãe era muito boazinha. Ela servia tigelas grandes, punha pão, jogava leite e o café e fazia papinha. Bosi, Eclea. Memória e Sociedade: lembranças de velhos.
São Paulo. Cia.das letras, 1997.6.ed
O texto e você...

1. Explicar por que o título é Lembranças do Senhor Ariosto.



2. Esse texto foi extraído de um livro cujo título é Memória e Sociedade: lembranças de velhos. São lembranças de pessoas que viveram por muito tempo na cidade de São Paulo. Releia o primeiro parágrafo.
a. Em que ano nasceu o Sr. Ariosto?

b. Qual a razão dele ter recebido o nome Ariosto?Justifique de acordo com o texto:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Veja: Imigrante-pessoa que muda para viver em um país estranho. Os pais de Ariosto eram imigrantes.
c. De que cidades da Itália. Os pais de Ariosto vieram?Qual a razão deles terem vindo ao Brasil?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

d. Quando os imigrantes chegavam de outros países ao Brasil , eles ficavam em hospedarias .Da Hospedaria, , dos imigrantes, para onde foi à família de Ariosto? Em que foram trabalhar nos primeiros tempos?




e. Após esse período eles mudaram para a Avenida Paulista. Que trabalhos o pai de Ariosto fazia para poder sobreviver, já que estavam na cidade agora?


_______________________________________________________________________________________
f. Em sua opinião, os primeiros anos dos imigrantes eram fáceis ou difíceis. Explique.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________




Um comentário: