Texto: Meu primeiro Beijo ( Antonio Barreto)
Construção de uma SA com foco em leitura, a partir das estratégias:
Situação de Aprendizagem – “Leitura em diferentes contextos”
Objetivo Geral:
· Relacionar as diferentes linguagens a partir de um mesmo tema;
Competências e Habilidades:
· Identificar e agrupar diferentes gêneros textuais;
· Construir sentido global do texto.
Número de aulas previstas: de 6 a 8 aulas.
1 Ativação de conhecimento de mundo;
1.1. Oralidade; Questionamentos a partir do título do texto:
· Quem já deu o primeiro beijo de amor?
· Onde foi? O que sentiu?
1.2. Antecipação e checagem de hipóteses:
· Roda de leitura do texto;
· Debate
2 Localização e comparação de informações;
2.1. Localizar no texto trechos que relatem sensações similares ou totalmente distintas às deles;
3 Produção de inferências globais:
3.1. Qual a possível idade das personagens?
3.2. Quais as informações científicas dadas ao beijo no texto?
4 Recuperação do contexto de produção;
4.1. Autor: masculino e Eu-lírico: feminino; Foco narrativo: 1ª ou 3ª pessoa;
4.2. Organizar a sala em três grupos e cada um estará incumbido em pesquisar um tema entre eles: vida do autor, contexto histórico e sobre o livro “Balada do Primeiro Amor”;
4.3. Apresentação dos grupos
5 Percepção das relações de intertextualidade: Música “Beija eu” – Marisa Monte.
Seja eu!
Seja eu! Deixa que eu seja eu E aceita O que seja seu Então deita e aceita eu...
Molha eu!
Seca eu! Deixa que eu seja o céu E receba O que seja seu Anoiteça e amanheça eu...
Beija eu!
Beija eu! Beija eu, me beija Deixa O que seja ser...
Então beba e receba
Meu corpo no seu Corpo eu, no meu corpo Deixa! Eu me deixo Anoiteça e amanheça...
Seja eu!
Seja eu! Deixa que eu seja eu E aceita O que seja seu Então deita e aceita eu...
Molha eu!
Seca eu! Deixa que eu seja o céu E receba O que seja seu Anoiteça e amanheça eu...
Aaaaah! ah ah ah ah! ah!
Ah! ah ah ah! Ah! ah ah ah!Ah ah ah!...
Beija eu!
Beija eu! Beija eu, me beija Deixa O que seja ser...
Então beba e receba
Meu corpo no seu Corpo eu, no meu corpo Deixa! Eu me deixo Anoiteça e amanheça...
Aaaah! Aaaaah!
Oh oh oh oh oh oh!Oh oh oh oh oh oh! Aaaah! Aaaaah Oh oh oh oh oh oh! Oh oh oh oh oh oh! Aaaah! Aaaaah Oh oh oh oh oh oh!... |
5.1. Ouvir a música com os alunos;
5.2. Relacionar o tema da letra da música e do texto “O primeiro beijo”
· Intertextualidade
· Interdiscursividade: análise das diferenças dos gêneros abordados
6 Percepção de outras linguagens; elaboração de apreciações estéticas e/ou afetivas
6.1. Exploração de imagens e produção de um clip com o tema “O beijo em diferentes contextos”. Exemplos “O beijo em diferentes culturas”, O beijo em diferentes idades”, “ Beijos num contexto da Históra”
Antes dessa imagem não se via com frequência registros de beijos na arte ocidental
|
ANDRADE, Carlos Drummond de. “No aeroporto” - 5ª série/6º ano- vol. 3 - Caderno do Professor (p. 37, 38) e Caderno do Aluno (p. 27, 28) In: Cadeira de balanço. Rio de Janeiro: Record.
ARENDT, Hannah. A condição Humana. Disponível em: http://www.taddei.eco.ufrj.br/ComplemTeoria/ARENDT_ACondicaoHumana.pdf Acesso em 1/3/2013.
ASSIS, Machado de. “O primeiro beijo” in Memórias Póstumas de Brás Cubas. Disponível em:<http://www.spectroeditora.com.br/fonjic/machado/romances/cubas/14.php> Acesso em 18 de fevereiro de 2013.
BARRETO, Antonio. “Meu primeiro beijo”. In: Balada do Primeiro Amor. São Paulo: FTD, 1977. p. 134-136. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTécnicaAula.html?aula=22430 Acesso em 01/03/2013.
DOLZ, Joaquim e SCHNEUWLY, Bernard e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. e organiz. Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. 2 ed., Campinas, SP: 2010.
______. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita – elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (Francófona). In: Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2012. p. 35-60.
KLEIMAN, Angela. Texto e leitor: Aspectos cognitivos da leitura. 13 ed., Campinas, SP: Pontes, 2010. p. 13
LISPECTOR, Clarice. O primeiro beijo. In: A descoberta do Mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999. p. 330-331.
______. Um presente para vocês. In: Clarice na cabeceira: jornalismo. Org. Aparecida Maria Nunes. Rio de Janeiro: Rocco, 2012. p. 134-136.
PESSOA, Fernando. - Livro do Desassossego. Disponível em:http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/vo000008.pdf. Acesso em 01/03/2013.
PRATA, Mário. Avestruz. 5ª série/6º ano – vol. 2- Caderno do aluno (p. 9) e Caderno do professor (p. 18). Disponível em www.marioprataonline.com.br. Acesso em 01/03/2013.
ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
______. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania in Curso EaD/EFAP: Leitura e escrita em contexto digital, 2012 – Programa Práticas de leitura e escrita na contemporaneidade. Disponível em: http://efp-ava.cursos.educacao.sp.gov.br/Resource/328167,90D/Assets/conteudo_curso/modulo_01/unidade_04/rojo_2004.pdf Acesso em 4/3/2013.
SCLIAR, Moacyr. “Pausa”. In BOSI. Alfredo (org.) O Conto Brasileiro Contemporâneo. São Paulo: Cultrix, s/d. p.275-277.
SÃO PAULO (Cidade) Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. “Referencial de expectativas para o desenvolvimento da competência leitora e escritora no ciclo II do Ensino Fundamental. São Paulo: SME/DOT, 2006.
Nenhum comentário:
Postar um comentário