domingo, 9 de junho de 2013

LEITURA



 Texto: Meu primeiro Beijo ( Antonio Barreto)
Construção de uma SA com foco em leitura, a partir das estratégias:
Situação de Aprendizagem – “Leitura em diferentes contextos”
Objetivo Geral:
·         Relacionar as diferentes linguagens a partir de um mesmo tema;
Competências e Habilidades:
·         Identificar e agrupar diferentes gêneros textuais;
·         Construir sentido global do texto.
Número de aulas previstas: de 6 a 8 aulas.

1    Ativação de conhecimento de mundo;
1.1. Oralidade; Questionamentos a partir do título do texto:
·         Quem já deu o primeiro beijo de amor?
·         Onde foi? O que sentiu?
1.2. Antecipação e checagem de hipóteses:
·         Roda de leitura do texto;
·         Debate
2     Localização e comparação de informações;
2.1. Localizar no texto trechos que relatem sensações similares ou totalmente distintas às deles;
3    Produção de inferências globais:
3.1. Qual a possível idade das personagens?
3.2. Quais as informações científicas dadas ao beijo no texto?
4      Recuperação do contexto de produção;
4.1. Autor: masculino e Eu-lírico: feminino; Foco narrativo: 1ª ou 3ª pessoa;
4.2. Organizar a sala em três grupos e cada um estará incumbido em pesquisar um tema entre eles: vida do autor, contexto histórico e  sobre o livro “Balada do Primeiro Amor”;
4.3. Apresentação dos grupos
5      Percepção das relações de intertextualidade: Música “Beija eu” – Marisa Monte.
Beija Eu - Marisa Monte

Seja eu!
Seja eu!
Deixa que eu seja eu
E aceita
O que seja seu
Então deita e aceita eu...
Molha eu!
Seca eu!
Deixa que eu seja o céu
E receba
O que seja seu
Anoiteça e amanheça eu...
Beija eu!
Beija eu!
Beija eu, me beija
Deixa
O que seja ser...
Então beba e receba
Meu corpo no seu
Corpo eu, no meu corpo
Deixa!
Eu me deixo
Anoiteça e amanheça...
Seja eu!
Seja eu!
Deixa que eu seja eu
E aceita
O que seja seu
Então deita e aceita eu...
Molha eu!
Seca eu!
Deixa que eu seja o céu
E receba
O que seja seu
Anoiteça e amanheça eu...
Aaaaah! ah ah ah ah! ah!
Ah! ah ah ah!
Ah! ah ah ah!
Ah ah ah!...
Beija eu!
Beija eu!
Beija eu, me beija
Deixa
O que seja ser...
Então beba e receba
Meu corpo no seu
Corpo eu, no meu corpo
Deixa!
Eu me deixo
Anoiteça e amanheça...
Aaaah! Aaaaah!
Oh oh oh oh oh oh!
Oh oh oh oh oh oh!
Aaaah! Aaaaah
Oh oh oh oh oh oh!
Oh oh oh oh oh oh!
Aaaah! Aaaaah
Oh oh oh oh oh oh!...


5.1. Ouvir a música com os alunos;
5.2. Relacionar o tema da letra da música e do texto “O primeiro beijo”
·         Intertextualidade
·         Interdiscursividade: análise das diferenças dos gêneros abordados
6    Percepção de outras linguagens; elaboração de apreciações estéticas e/ou afetivas
6.1. Exploração de imagens e produção de um clip com o tema “O beijo em diferentes contextos”. Exemplos “O beijo em diferentes culturas”, O beijo em diferentes idades”, “ Beijos num contexto da Históra”




- Francesco Hayez – Séc XIX
Antes dessa imagem não se via com frequência registros de beijos na arte ocidental



















Fotografia famosa de beijo no final da Segunda Guerra Mundial em Nova Iorque







BIBLIOGRAFIA

ANDRADE, Carlos Drummond de.  “No aeroporto” - 5ª série/6º ano- vol. 3 - Caderno do Professor (p. 37, 38) e Caderno do Aluno (p. 27, 28) In: Cadeira de balanço. Rio de Janeiro: Record.

ARENDT, Hannah.  A condição Humana.  Disponível em: http://www.taddei.eco.ufrj.br/ComplemTeoria/ARENDT_ACondicaoHumana.pdf Acesso em 1/3/2013.
ASSIS, Machado de. “O primeiro beijo” in Memórias Póstumas de Brás Cubas. Disponível em:<http://www.spectroeditora.com.br/fonjic/machado/romances/cubas/14.php> Acesso em 18 de fevereiro de 2013. 
BARRETO, Antonio. “Meu primeiro beijo”. In: Balada do Primeiro Amor. São Paulo: FTD, 1977. p. 134-136.  Disponível em:  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTécnicaAula.html?aula=22430 Acesso em 01/03/2013.
DOLZ, Joaquim e SCHNEUWLY, Bernard e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. e organiz. Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro.  2 ed.,  Campinas, SP: 2010.

______. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita – elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (Francófona). In: Gêneros orais e escritos na escola.  Campinas: Mercado das Letras, 2012.  p. 35-60.
KLEIMAN, Angela. Texto e leitor: Aspectos cognitivos da leitura. 13 ed., Campinas, SP: Pontes, 2010. p. 13
LISPECTOR, Clarice. O primeiro beijo.  In: A descoberta do Mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999. p. 330-331.
______. Um presente para vocês.  In: Clarice na cabeceira: jornalismo. Org. Aparecida Maria Nunes. Rio de Janeiro: Rocco, 2012. p. 134-136.

PESSOA, Fernando. - Livro do Desassossego.  Disponível em:http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/vo000008.pdf.  Acesso em 01/03/2013.
PRATA, Mário. Avestruz. 5ª série/6º ano – vol. 2- Caderno do aluno (p. 9) e Caderno do professor (p. 18). Disponível em www.marioprataonline.com.br.  Acesso em 01/03/2013.

ROJO, Roxane.  Letramentos múltiplos, escola e inclusão social.  São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
______. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania in Curso EaD/EFAP: Leitura e escrita em contexto digital, 2012 – Programa Práticas de leitura e escrita na contemporaneidade. Disponível em: http://efp-ava.cursos.educacao.sp.gov.br/Resource/328167,90D/Assets/conteudo_curso/modulo_01/unidade_04/rojo_2004.pdf Acesso em 4/3/2013.
SCLIAR, Moacyr.  “Pausa”.  In BOSI. Alfredo (org.) O Conto Brasileiro Contemporâneo. São Paulo: Cultrix, s/d.  p.275-277.

SÃO PAULO (Cidade) Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. “Referencial de expectativas para o desenvolvimento da competência leitora e escritora no ciclo II do Ensino Fundamental. São Paulo: SME/DOT, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário