domingo, 18 de agosto de 2013




&Icetil;cone da Seç&aetilde;o

Visualizar Aula

Gêneros textuais do cotidiano



14/01/2011

Autor e Coautor(es)

Fernanda Maurício Simõesimagem do usuário
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de EnsinoComponente CurricularTema
Ensino Fundamental InicialAlfabetizaçãoGêneros de texto
Ensino Fundamental InicialAlfabetizaçãoEvolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental InicialAlfabetizaçãoConcepção de texto
Ensino Fundamental InicialAlfabetizaçãoProcessos de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno:
  • Identifique os gêneros textuais usados no dia a dia e compreenda suas características centrais;   
  • Compare a estrutura e os objetivos dos gêneros textuais: bilhetes, folhetos informativos, anúncios e receitas.
Duração das atividades
As atividades terão duração de 05 a 06 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Essa sequencia didática é indicada para crianças que reconhecem as unidades fonológicas da língua, como sílabas e terminações de palavras.
Estratégias e recursos da aula
ATIVIDADE 1: PESQUISANDO OS GÊNEROS TEXTUAIS

Objetivos: Analisar e classificar os gêneros: bilhete, anúncio, folheto informativo e receita.

1.1 Análise dos gêneros textuais

Leve para sala de aula os seguintes gêneros textuais: bilhete, anúncio, folheto informativo e receita. Em roda, leia e explore todos eles.
 Indicamos abaixo de cada texto as perguntas que podem ser feitas:

FOLHETO INFORMATIVO:

Retirado do site: 
Perguntas:
  • Que desenhos têm neste texto?
  • O que o caneco está falando?
  • E na plaquinha do outro caneco, o que está escrito?
  • Vamos ler o restante do texto?
  • Por que vocês acham que o copinho está pedindo para ser adotado?
  • O que se espera que as pessoas façam ao ler esse folheto?
  • Onde este texto pode ser encontrado?   

Ao final, explique que esse tipo de texto se chama folheto e serve para informar à população  o que ela deve fazer em relação a determinado assunto.  
Em seguida, faça um mural na sala, o divida em quatro partes, escreva FOLHETOS e cole esse exemplar.   

ANÚNCIO

Perguntas:
  • Qual a foto que está no texto?
  • Qual o o título do texto?
  • Quem deve ter escrito o texto?
  • Para que ele foi escrito?
  • Vamos ler o restante do texto?
  • Por que o anunciante informou as características do animal e forneceu seus telefones?   

Ao final, explique aos alunos que esse tipo de texto se chama anúncio e serve para anunciar um fato à população: serviço, emprego etc.

Em seguida, registre o nome ANÚNCIOS e cole o exemplar.



RECEITA


Suco de limão

Ingredientes:
2 limões
1 colher de sopa de açúcar
2 dedos de leite
1 litro de água gelada   

Modo de fazer:
Descascar os limões e  tirar as sementes.
Colocar no liquidificador junto com os outros ingredientes
Bater e em seguida coar.                                                   

XXXX
Perguntas:
  • Qua o título do texto?
  • Vamos ler o texto?
  • Qual o seu assunto?
  • Para que ele serve?
  • O texto é dividido em duas partes. Quais são elas?
  • Onde o texto pode ser encontrado?   

Ao final, explique aos alunos que esse tipo de texto se chama receita e serve para preparar um alimento.

Em seguida, registre o nome RECEITAS e cole o exemplar.  



BIHLETE


Mamãe,
Fui  à casa do Rodrigo.
A mãe dele vai me trazer à noite.
Um beijo,
Rafael

Perguntas:
  • Vamos ler o texto?
  • Quem o escreveu? O que ele disse?
  • Para quem o texto foi escrito?
  • Por que Rafael escreveu este texto?
  • Como é chamado esse tipo de texto?
  • Onde o texto pode ser encontrado?   

Ao final, os alunos deverão entender o que é um bilhete e para que ele serve. Em seguida, cole o exemplar na última parte do mural, abaixo do título BILHETES.             

O mural deverá ficar da seguinte forma:


FOLHETOS
ANÚNCIOS
RECEITAS
BILHETES









SUCO DE LIMÃO


Ingredientes:
2 limões
1 colher de sopa de açúcar
 2 dedos de leite
1 litro de água gelada    

Modo de fazer:
Descascar os limões e  tirar as sementes.
Colocar no liquidificador junto com os outros ingredientes
Bater e em seguida coar.                                                

Mamãe,
Fui  à casa do Rodrigo. A mãe dele vai me trazer à noite.
Um beijo,
Rafael


1.2  Identificação e classificação dos textos.

Peça aos aprendizes que levem para sala de aula textos dos gêneros trabalhados no item 1.1. Vocês podem escrever um bilhete aos familiares com esta solicitação. Abaixo, um exemplo:


Meus familiares,

Estamos estudando os textos: anúncios, receitas, bilhetes e folhetos informativos.
Se vocês tiverem alguns desses textos em casa, favor enviar para a escola.
 Um abraço,
Turma ___


À medida que os textos chegaram em sala, os alunos deverão apresentá-los à turma. Incentive-os a identificar o gênero e suas características. O diálogo pode ser conduzido por meio das seguintes perguntas:

  • Que texto você trouxe?
  • Que tipo de ilustrações têm nele?
  • Para que elas servem?
  • Vamos ler o texto?
  • Quem deve ter escrito esse texto?
  • Para que ele foi escrito?
  •  O que se espera que as pessoas façam ao lê-lo?
  • Esse texto é um anúncio, um bilhete, uma receita ou um folheto? Por que?  

 Ao final, o aluno deverá fixar o texto no local correto do mural, inciado na atividade anterior.   


ATIVIDADE 2: COMPARANDO OS GÊNEROS TEXTUAIS PESQUISADOS

Objetivos: Comparar a função de diferentes gêneros textuais                   
                Avançar na apropriação do sistema de escrita   

2.1 Completando o quadro

Peça aos alunos que observem o mural com os gêneros estudados.

A partir de um diálogo sobre a função de cada texto, eles deverão completar o quadro abaixo, recortando os nomes dos gêneros e colando nos locais adequados.

A atividade poderá ser feita coletivamente.



GÊNEROS TEXTUAIS


SERVE PARA INFORMAR A POPULAÇÃO SOBRE UM ASSUNTO DE INTERESSE GERAL.

SERVE PARA INFORMAR COMO SE FAZ UMA REFEIÇÃO.

SERVE PARA ANUNCIAR ACHADOS E PERDIDOS, VENDER PRODUTOS ETC.

SERVE PARA DEIXAR UM RECADO.


ANÚNCIO
BILHETE
RECEITA
FOLHETO INFORMATIVO


2.2 Atividades de alfabetização             

Use os nomes dos gêneros trabalhados - ANÚNCIO, BILHETE, RECEITA, FOLHETO INFORMATIVO - para desenvolver atividades de alfabetização.

Sugerimos as seguintes:

  • Montar os nomes a partir de suas sílabas.
  • Separar as palavras em sílabas.
  • Completar os nomes com as letras faltantes.
  • Formar outras palavras que iniciem com a mesma sílaba dos nomes dos gêneros.


ATIVIDADE 3: APLICANDO NOSSOS CONHECIMENTOS

Objetivos: Produzir os gêneros textuais trabalhados                           

Agora que os aprendizes já conhecem um pouco mais sobre esses gêneros, sugerimos que você planeje situações em que eles possam produzi-los. Abaixo, oferecemos algumas orientações:

a)    Produção do folheto informativo.

Selecione uma questão que a escola esteja vivenciando ou que a sua turma tenha estudado. Ex: lixo no pátio, desperdício de merenda, higiene etc. Incentive os alunos a elaborarem um folheto informando à comunidade escolar como se deve proceder para resolver esses problemas. É importante ler para a turma o folheto já trabalhado. Ele deverá servir de modelo.

Você pode perguntar:

  • O que falaremos para as pessoas nesse folheto?
  •  Nós usaremos desenhos?
  • As letras devem ser grandes ou pequenas?   

Os alunos elaborarão o folheto oralmente, enquanto você o registra no quadro. Em seguida, o copiarão no caderno, observando os aspectos gráficos da língua: segmentação entre as palavras, letras maiúsculas etc.

Ao final, você poderá digitar o folheto e imprimir várias cópias para que as crianças as distribuam na escola.

b)  Produção do bilhete, da receita e do anúncio.

A produção desses três gêneros textuais pode ser feita de forma integrada. Sugerimos as seguintes intervenções:

  • Convide a turma para escrever um bilhete aos familiares. Seu objetivo será perguntar se os alunos têm parentes que produzem salgados, bolos ou sucos para venda. Em caso positivo, esse parente seria convidado para produzir, junto com as crianças, uma de suas receitas.

  • Durante a realização da receita, peça aos alunos que prestem atenção nos ingredientes usados e no modo de fazer. Em sala, oriente uma escrita coletiva da receita. Antes de iniciá-la, leia para turma a receita estudada e relembre quais são os elementos que esse texto deve trazer. Relembre também os ingredientes e o modo de fazer da receita que prepararam. Durante a escrita, os alunos poderão elaborar o texto oralmente, enquanto você o registra no quadro. Depois, poderão copiá-lo em uma folha avulsa e levá-lo para casa.

  • Em outro dia, a turma deverá elaborar um anúncio do produto alimentício feito. Para isso, deverá ter como exemplo o anúncio estudado nesta sequência didática. Chame atenção para os elementos desse gênero textual: pequena descrição do produto, nome e telefone da pessoa que o faz e preço. Sugerimos que a produção seja feita coletivamente.  Você poderá registrá-la em um cartaz e colá-la em um local público, a ser decidido pela turma.
Recursos Complementares
Sugerimos que o professor busque informações sobre o material produzido pelo Centro de Alfabetização Leitura e Escrita (CEALE) da Faculdade de Educação/UFMG no site:

Avaliação
Para verificar se os alunos avançaram na compreensão das características desses gêneros textuais, sugerimos que você entregue um exemplar de cada um deles. Eles deverão identificar o gênero a que pertencem.
Além disso, você poderá criar outras situações em que os estudantes devam produzir esses textos e verificar se eles desenvolvem a atividade com maior autonomia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário