quarta-feira, 30 de outubro de 2013


1Leia o texto com atenção:
SINAIS DA TERRA

O aquecimento global pode parecer demasiado remoto para nos causar preocupação, ou até mesmo incerto – talvez apenas uma projeção feita pelas mesmas técnicas computacionais que muitas vezes não acertam nem a previsão do tempo da semana que vem. Num dia gelado de inverno, poderíamos achar que alguns graus a mais na temperatura não seria tão mau assim. E os alertas sobre as mudanças climáticas súbitas podem parecer uma tática radical dos ambientalistas para nos obrigar a abandonar nosso carro e o conforto do nosso estilo de vida.
Talvez essas idéias nos consolem. Contudo, a Terra de fato tem notícias perturbadoras para nos dar. Do Alasca aos picos elevados dos Andes, o mundo está se aquecendo – agora mesmo, e depressa. Em termos globais, a temperatura subiu 0,6° C no último século, mas os lugares mais frios e remotos se aqueceram mais. O gelo está derretendo; os rios, secando; e os litorais, sofrendo erosão, ameaçando a vida de muitas comunidades. A flora e a fauna também estão sob pressão. Não se trata de projeções, mas de fatos concretos. (...)
Há séculos derrubamos florestas e queimamos carvão, petróleo e gás, e despejamos na atmosfera dióxido de carbono (gás carbônico) e outros gases que aprisionam o calor mais rápido do que as plantas e os oceanos conseguem absorvê-lo.
(...) Na verdade, o que estamos fazendo é pôr mais cobertores em cima do nosso planeta.

(APPENSELLER, Tim. Sinais da Terra. National Geographic Brasil, setembro de 2004.)

2. Compreensão do texto: marque com um X a resposta correta.

a) O texto esclarece que a temperatura subiu 0,6° C:
(A) nos últimos meses.
(B) no presente milênio.
(C) no último século.
(D) na última década.

b) O resultado de estarmos “há séculos derrubando florestas e queimando carvão, petróleo e gás” é
(A) a absorção rápida do calor.
(B) o aquecimento do planeta.
(C) o congelamento das águas dos rios.
(D) a diminuição das águas dos oceanos.

c) A questão central tratada no texto é
A) os efeitos da erosão.
(B) as mudanças climáticas.
(C) a poluição dos oceanos.
(D) a derrubada das florestas.

d) A finalidade desse texto é
(A) pressionar os políticos.
(B) aterrorizar os jovens.
(C) conscientizar as pessoas.
(D) criticar os ambientalista
TIPOS DE SUJEITO

Sujeito, é um termo essencial da frase e pode se comportar de várias maneiras, dependendo da intenção da mesma: agente, experienciador, paciente, etc.
O sujeito tem a característica de concordar com o verbo, salvo raríssimas exceções.
Vejamos agora quais os tipos de sujeito existentes e como eles são caracterizados para que possamos identificá-los.
Sujeito Simples: possui apenas um núcleo e este vem exposto.
Exemplos:
Deus é perfeito!
A cegueira lhe torturava os últimos dias de vida.
- Pastavam vacas brancas e malhadas.
Sujeito Composto: possui dois ou mais núcleos que também vêm expressos na oração.
Exemplos:
As vacas brancas e os touros pretos pastavam.
A cegueira e a pobreza lhe torturavam os últimos dias de vida.
Fome e desidratação são agravantes das doenças daquele povo.
Sujeito Oculto: também chamado de sujeito elíptico ou desinencial, é determinado pela desinência verbal e não aparece explícito na frase. Dá-se por isso o nome de sujeito implícito.
Exemplos:
- Estamos sempre alertas para com os aumentos abusivos de preços. (sujeito: nós)
- Quero que meus pais cheguem de viagem o mais rápido possível. (sujeito: eu)
- Os pais terminaram a reunião. Foram embora logo em seguida. (sujeito: os pais - oculto apenas na segunda frase)
Sujeito Indeterminado: Este tipo de sujeito não aparece explícito na oração por ser impossível determiná-lo, apesar disso, sabe-se que existe um agente ou experienciador da ação verbal.
Exemplos:
1- verbo na 3ª pessoa do plural
- Dizem que a família está falindo. (alguém diz, mas não se sabe quem)
- Disseram que morreu do coração.
2- verbo na 3ª pessoa do singular + se, índice de indeterminação do sujeito
- Precisa-se de mão de obra especializada. (não se pode determinar quem precisa)
Sujeito inexistente: também chamado de oração sem sujeito, é designado por verbos que não correspondem a uma ação, como fenômenos da natureza, entre outros.
Exemplos:
1- Verbos indicando Fenômeno da Natureza
- Choveu na Argentina e fez sol no Brasil.
2- verbo haver no sentido de existir ou ocorrer
- Houve um grave acidente na avenida principal.
- Há pessoas que não valorizam a vida.
3- verbo fazer indicando tempo ou clima
- Faz meses que não a vejo.
- Faz sempre frio nessa região do estado.

3. Classifique os sujeitos da frase em: simples, oculto (desinencial), composto, indeterminado:
a) Anoitecia silenciosamente. ________________________________________________________
b) O picolé estava gostoso. __________________________________________________________
c) Talvez essas ideias nos consolem.___________________________________________________
d) Estava frio à noite. _______________________________________________________________
e) A casa e a fazenda estão á venda. ____________________________________________________
f) A flora e a fauna estão sobre pressão.____________________________________________________

4. Identifique o sujeito e o predicado de cada frase:
a. O homem colou o cartaz.

b. Fomos ao clube hoje cedo.

c. O aluno precisa de incentivo.

d. Lucas desobedeceu ao pai .

e. Deram o boneco as crianças.

f. O pássaro não voou pela manhã.

g. Dormimos bastante no feriado.

h. Tenho um grande amigo.

i. O rei e a rainha foram o baile.

j. O aquecimento global não é remoto.
) Indique os sujeitos da oração

a) Mariana precisa de apoio.
b) Alguns homens destroem a natureza.
c) Só pensam em namoro.
d) O professor e a professora obedecem ao regulamento.
e) Verifiquei os estragos no telhado.
f) As plantas amazônicas necessitam de grande quantidade de luz.
g) Ventou bastante ontem. 

2) Determine e classifique o sujeito das seguintes orações.
1 - Chegaram os alunos. 
2 - Nada te direi. 
3 - Amanhã serão trinta de março. 
4 – A dor permanecia a mesma. 
5 - Descobriram o culpado. 
6 - Fizeste o dever? 
7 - No inverno, amanhece tarde.
8 – Os livros e os cadernos são úteis. 
9 – Entraram alunos e professor. 
10- Cai chuva do céu cinzento. 

 objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o sentido dos verbos transitivos.

Objeto direto

- vem sempre associado a um verbo transitivo;
- liga-se ao verbo sem preposição, exigida por este;
- indica o paciente, o alvo ou o elemento sobre o qual recai a ação verbal.

Ex.:     Maria         vendia            doces
             sujeito      v.trans. direto     obj.direto 
          As crianças      esperavam    os pais
                sujeito           v. trans.direto    obj.direto

Objeto direto preposicionado 

O objeto direto pode vir precedido de preposição: é chamado objeto direto preposicionado. Tal preposição ocorre por razões várias e não pela exigência obrigatória do verbo.

Ex.:     Estimo aos meus colegas. ( estimar: verbo transitivo direto, a preposição surge como um recurso enfático e não porque o verbo a exija.)

Objeto indireto 

- vem sempre associado a verbo transitivo;
- liga-se ao verbo através de preposição exigida por este;
- indica o paciente ou o destinatário da ação verbal.

Ex.:    Davi    gosta                 de música.
         sujeito   v.trans. indireto     obj.indireto

          A professora não    confia            em seus alunos
                 sujeito                  v.trans. indireto       obj.indireto


Núcleo do objeto

O núcleo do objeto é representado por um substantivo (ou palavra com valor de substantivo).

a) substantivo:   Ana     comprou           chocolate
                                 sujeito   v. trans. direto     obj.direto

b) pronome substantivo:  O chefe      confia          em nós
                                                 sujeito     v. trans.indireto   obj.indireto 


c) palavra substantivada:  Ele       esperava       um tchau
                                                  sujeito    v. trans.direto    obj. direto

O objeto pode ser constituído por pronome oblíquo:
 
- os pronomes o, a, os, as atuam como objeto direto.
                    v.trans.direto
Ex.:    O pai deixou-as na escola.
                                   obj.direto 

- os pronomes lhe, lhes atuam como objeto indireto.
                          v.trans.indireto 
Ex.:     A notícia interessava-lhes
                                                   obj.indireto 

Os pronomes oblíquos me, te, se, nos, vos podem atuar como objetos diretos ou indiretos, de acordo com a transitividade verbal.

         v.trans.direto 
Ex.:   Elegeram-me representante da classe.
                             obj.direto
v. trans. direto e indireto 
Mostraram-nos               um mundo inacreditável
                     obj.indireto      obj.direto
3) Classifique nas frases os objetos diretos e indiretos:
a) Incêndio florestal já destruiu cem mil hectares. 
b) Discordo totalmente de você.
c) Previdência reajusta valor dos benefícios.
d) Não confiava em si absolutamente.
e) O direito ao descanso semanal pertence a todos os trabalhadores.

4) Complete os títulos dos seguintes anúncios classificados com objetos diretos. Estes títulos devem estar de acordo com o texto.
a) Vendo linha telefônica.
Uma linha de 6919 e outro da linha 6962. Servem para os bairros de São Matheus e Sapopemba.
b) Família doa lindos gatos.
São filhotes de raça persa,já vacinados.

5) Agora, complete os títulos dos anúncios com um objeto indireto.
a) Preciso de jardineiro experiente.
Mesmo sem prática, para cuidar de grande área gramada, muitas plantas e algumas árvores ornamentais.
b) Necessitamos de professores.
Com experiência em escola de ensino fundamental e médio, para aulas de Português no período matutino

6) Responda empregando um objeto indireto.
Contra quem você votou? Votei contra Fulano.
Para que time vocês torceram? Torcemos contra o Chile.
Em que você pensava? Eu pensava em você.
De que música eles mais gostavam? Eles gostavam do Hino Nacional.

7) Dê a função sintática dos pronomes oblíquos em destaque nas frases abaixo:
A) Entregaram-me o recibo. 
b) Não o incomode. 
c) Já lhes comuniquei a novidade.
d) Deixaram-nos apenas este bilhete. 
e) Procuraram-nos há muito tempo. 
f) Ele se atribuiu um pequeno valor. 
 PREDICAÇÃO VERBAL

Verbos Intransitivos
Os verbos intransitivos não possuem complemento. É importante, no entanto, destacar alguns detalhes relativos aos adjuntos adverbiais que costumam acompanhá-los.
a) Chegar, Ir
Normalmente vêm acompanhados de adjuntos adverbiais de lugar. Na língua culta, as preposições usadas para indicar destino ou direção são: a, para.
Exemplos:
Fui ao teatro.
      Adjunto Adverbial de Lugar

Ricardo foi para a Espanha.
                  Adjunto Adverbial de Lugar
Obs.: "Ir para algum lugar" enfatiza a direção, a partida.Ir a algum lugar" sugere também o retorno.
Importante:  reserva-se  o uso de "em" para indicação de tempo ou meioVeja:
Cheguei Roma em outubro.
                        Adjunto Adverbial de Tempo

Chegamos no trem das dez.
                     Adjunto Adverbial de Meio
b) Comparecer
O adjunto adverbial de lugar pode ser introduzido por em ou a.
Por Exemplo:
Comparecemos ao estádio (ou no estádio) para ver o último jogo.


Verbos Transitivos: Exigem complemento(objetos) para que tenham sentido completo. Podem ser:
- Transitivos diretos
- Transitivos indiretos
- Transitivos diretos e indiretos

TRANSITIVOS DIRETOS

Não possuem sentido completo, logo precisam se um complemento(objeto). Esses complementos(sem preposição), são chamados de objetos diretos.
Ex.: Maria comprou um livro.
“Um livro” é o complemento exigido pelo verbo. Ele não está acompanhado de preposição. “Um livro” é o objeto direto. Note que se disséssemos: “Maria comprou.” a frase estaria incompleta, pois quem compra, compra alguma coisa. O verbo comprar é transitivo direto.

TRANSITIVOS INDIRETOS

Também não possuem sentido completo, logo precisam de um complemento, só que desta vez este complemento é acompanhado de uma preposição. São chamados de objetos indiretos.
Ex. Gosto de filmes.
“De filmes” é o complemento exigido pelo verbo gostar, e ele está acompanhado por uma preposição (de). Este complemento é chamado de objeto indireto. O verbo gostar é transitivo indireto

TRANSITIVOS DIRETOS E INDIRETOS

Exigem 2 complementos. Um com preposição, e outro sem.
Ex. O garoto ofereceu um livro ao colega.
O verbo oferecer é transitivo direto e indireto. Quem oferece, oferece alguma coisa a alguém.
Ofereceu alguma coisa = Um brinquedo(sem preposição).
Ofereceu para alguém = ao colega(com preposição).
ao = combinação da preposição a com o artigo definido o.

8) Identifique se os verbos são transitivos ou intransitivos:
a) Expulso a senhora da sala. 
b) Ele fez o exercício com calma. 
c) Saiu com os amigos. 
d) Falava sobre política.
e) O aluno preparou-se para a prova.
f) Os alunos falam muito. 
g) Morreu de pneumonia. 

9) Indique os verbos transitivos e os verbos intransitivos.
a) Sua palavras provocaram confusão.
b) Um vento forte soprava do Sul.
c) Nenhum aluno faltou. 
d) O mar invadiu a praia. 
10) Classifique cada um desses verbos em transitivo direto ou transitivo indireto.
a) O raio clareou tudo.
b) O raio sapecou a árvore. 
c) Aluguei uma ótima casa. 
d) Você não existe!
e) Ele gosta de Manuela. 
f) O homem acordou.

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