Texto: " O Primeiro Beijo – Clarice Lispector".
Plano de Aula
Objetivo: Integrar os alunos através de um assunto atual e polêmico com o intuito de levá-los a ler, compreender, interpretar e discutir (exposição de ideias), o tema do texto de Clarice Lispector.
Plano de Aula
Objetivo: Integrar os alunos através de um assunto atual e polêmico com o intuito de levá-los a ler, compreender, interpretar e discutir (exposição de ideias), o tema do texto de Clarice Lispector.
Conteúdo/ Fases da aprendizagem:
- Apresentação: contextualizar os alunos através do levantamento de questões (oralmente) a partir do tema/título do texto;
- Desenvolvimento: iniciar uma leitura do texto “O primeiro beijo” de Clarice Lispector, feita em voz alta pelo professor e acompanhada/seguida pelos alunos;
- Discussão em grupo e mediada pelo professor, que deve questionar os alunos com o intuito de instigar o debate (pode-se considerar um “primeiro beijo” este dado pelo garoto? Qual seria a reação da namorada ao descobrir que o primeiro beijo dele foi com uma estátua?);
- Atividade de análise do texto (significação das palavras – localização e/ou cópia de informações – destacar as palavras cujo significado desconhece para serem procuradas no dicionário –, gênero textual – intertextualidade: instigar o aluno através da leitura de outros textos sobre o assunto – “Meu primeiro beijo” de Antonio Barreto, por exemplo; tipo de discurso/narrador, etc.);
- Produção de texto: solicitação de produção textual a partir das informações inseridas, debatidas em classe e em conjunto, na qual levarão o aluno a colocar em prática todo o seu entendimento da aula, apresentando-os ao término, à classe.
- Integração/Socialização: Apresentação dos textos dos alunos (lendo verbalmente para a classe).
- Recursos: Texto impresso ou data show.
- Metodologias de avaliação:
- Troca de texto produzido entre os colegas para revisão e análise através de questões abordadas pelo professor de acordo com a proposta e o sentido do texto; aspectos importantes em relação à ortografia, à pontuação e demais normas gramaticais; aspectos importantes na apresentação da produção escrita;
- Avaliação do desenvolvimento oral durante os debates;
- Avaliação da leitura dos próprios textos (entonação e dramatização).
- Contextualizaria a gramática fazendo inferências e adequações à escrita.
Público-alvo: 9º ano/8ª série.
Duração: 06 aulas.
No primeiro momento os alunos ficaram curiosos com o título do texto e fizeram vários questionamentos entre si a respeito do tema; após a leitura fiz um questionamento a todos, se o primeiro beijo dado na estátua poderia ser considerado realmente um primeiro beijo?
Duração: 06 aulas.
No primeiro momento os alunos ficaram curiosos com o título do texto e fizeram vários questionamentos entre si a respeito do tema; após a leitura fiz um questionamento a todos, se o primeiro beijo dado na estátua poderia ser considerado realmente um primeiro beijo?
Os alunos reuniram-se em pequenos grupos e dissertaram a respeito. Após a dissertação, lancei um desafio aos grupos, onde eles teriam que produzir um texto prescritivo em forma de receita de como deve ser o primeiro beijo.
Foram feitas várias receitas muito divertidas, realmente uma aula bastante proveitosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário