sábado, 22 de junho de 2013

AEROPORTO



Situação de aprendizagem com o texto “No aeroporto”, de Carlos Drummond de Andrade 

Público alvo: 6º ano

Antes da leitura: 

Colocar som de aeroporto para os alunos ouvirem. Questionar se reconhecem esse som, se sabem de que lugar esse som é característico. 

Apresentar imagens de aeroporto e de avião, a fim de confirmar as hipóteses. 




    





Oralmente, questionar:

  •  Vocês conhecem um aeroporto? 
  •  Vocês já estiveram em um aeroporto? 
  •  O que acontece nesse lugar? 
  •  Que sentimentos invadem as pessoas quando estão num aeroporto? 
  •  Alguém já viajou de avião? Como foi essa experiência? 

Após esse questionamento, o professor explica que o texto a ser lido se passa nesse lugar (aeroporto). E propõe que acompanhem atentamente a leitura a fim de descobrir quem são os personagens que farão parte do texto e por que estão no aeroporto. 


Durante a leitura: 

O professor fará uma leitura compartilhada, fazendo algumas intervenções: Depois da leitura: 

  •  Instigar a curiosidade do aluno em saber quem é o Pedro, quantos anos ele tem, o que está fazendo naquele lugar. 
  •  Orientar os alunos a entenderem o texto nas entrelinhas. 
  •  Perguntar a eles quem é o narrador, se é parente ou não do Pedro... 

Perguntar o que acharam do final, se eles se surpreenderam com a revelação de quem é o Pedro. 
Perguntar por que o autor optou em revelar quem é o personagem Pedro apenas no final do texto. 
Questionar se o texto lido pode ser considerado uma crônica e por quê.


Em seguida, trabalhar os elementos da narrativa (foco narrativo, personagens, tempo, espaço, enredo). Os alunos identificarão esses elementos em um quadro, no caderno.

Na sequência, o professor trabalhará a música “Encontros e despedidas” ( de Milton Nascimento), abordando a temática relacionada a viagens. Os alunos escreverão um relato de alguma experiência que tiveram sobre uma viagem (pode ser de ônibus, trem, avião, carro etc).

Para finalizar, farão um texto narrativo a partir da seguinte proposta de produção: 

“Imagine que se passaram dez anos após a viagem de Pedro. Ele e seu amigo ficaram todo esse tempo sem se ver e sem se falar. Finalmente se reencontraram. Pedro voltou. – Faça um texto narrando como foi o reencontro dos dois, o que conversaram, o que mudou entre eles... Seu texto deverá ser escrito em primeira pessoa (colocando-se no lugar do personagem adulto). O tempo, espaço e demais personagens ficam por sua conta. Capriche.” 

Nenhum comentário:

Postar um comentário