Situação de aprendizagem com o texto “No aeroporto”, de Carlos Drummond de Andrade
Público alvo: 6º ano
Antes da leitura:
Colocar som de aeroporto para os alunos ouvirem. Questionar se reconhecem esse som, se sabem de que lugar esse som é característico.
Apresentar imagens de aeroporto e de avião, a fim de confirmar as hipóteses.
Oralmente, questionar:
- Vocês conhecem um aeroporto?
- Vocês já estiveram em um aeroporto?
- O que acontece nesse lugar?
- Que sentimentos invadem as pessoas quando estão num aeroporto?
- Alguém já viajou de avião? Como foi essa experiência?
Após esse questionamento, o professor explica que o texto a ser lido se passa nesse lugar (aeroporto). E propõe que acompanhem atentamente a leitura a fim de descobrir quem são os personagens que farão parte do texto e por que estão no aeroporto.
Durante a leitura:
O professor fará uma leitura compartilhada, fazendo algumas intervenções: Depois da leitura:
- Instigar a curiosidade do aluno em saber quem é o Pedro, quantos anos ele tem, o que está fazendo naquele lugar.
- Orientar os alunos a entenderem o texto nas entrelinhas.
- Perguntar a eles quem é o narrador, se é parente ou não do Pedro...
Perguntar o que acharam do final, se eles se surpreenderam com a revelação de quem é o Pedro.
Perguntar por que o autor optou em revelar quem é o personagem Pedro apenas no final do texto.
Questionar se o texto lido pode ser considerado uma crônica e por quê.
Em seguida, trabalhar os elementos da narrativa (foco narrativo, personagens, tempo, espaço, enredo). Os alunos identificarão esses elementos em um quadro, no caderno.
Na sequência, o professor trabalhará a música “Encontros e despedidas” ( de Milton Nascimento), abordando a temática relacionada a viagens. Os alunos escreverão um relato de alguma experiência que tiveram sobre uma viagem (pode ser de ônibus, trem, avião, carro etc).
Para finalizar, farão um texto narrativo a partir da seguinte proposta de produção:
“Imagine que se passaram dez anos após a viagem de Pedro. Ele e seu amigo ficaram todo esse tempo sem se ver e sem se falar. Finalmente se reencontraram. Pedro voltou. – Faça um texto narrando como foi o reencontro dos dois, o que conversaram, o que mudou entre eles... Seu texto deverá ser escrito em primeira pessoa (colocando-se no lugar do personagem adulto). O tempo, espaço e demais personagens ficam por sua conta. Capriche.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário