sábado, 15 de junho de 2013

O PRIMEIRO BEIJO



Sequência Didática - O primeiro beijo 
Série: 9° ano  8 aulas
Conhecimentos Prévios. 
- Discussão sobre o gênero “Crônica”. 
- Discussão sobre a autora “Clarice Lispector”. 
- Exploração do título do texto “O primeiro beijo”.
- Leitura do texto “o primeiro beijo” de Clarice Lispector. 
- Durante a leitura deverá haver alguns questionamentos para que o aluno realize hipóteses 
e inferências. 
- Discussão sobre o texto lido e questionar os alunos se conhecem textos ou músicas com o 
mesmo tema. 
-Produção inicial. 
- O educador deverá apresentar outro texto do mesmo gênero e tema aos alunos e solicitar 
que realizem algumas atividades de interpretação. 
- Comparação dos textos (com a finalidade de evidenciar as características do gênero). 
- Mostrar também para os alunos o quadro “O primeiro beijo” trabalhando a leitura de 
imagem e a intertextualidade. 
- Discussão sobre o tema antigamente e na sociedade atu


Meu primeiro beijo 
1 Ativação dos conhecimentos prévios 
a) Vocês conhecem esse autor? O que já leram dele? 
b) Você já vivenciou esta experiência? Como foi? 
c) Se não: quais são suas expectativas? 
d) Compartilhar experiências 
e) Será que o 1º beijo é uma experiência que guardamos para o 
resto da vida? 
2 Generalização 
- Leitura compartilhada 
Localização: 
a) Com o texto na mão, comparar informações. 
b) Comparar com experiências vividas 
c) Inferências. 
3 Locais 
a) Por que o apelido era “cultura inútil”? 
b) Qual é o significado: “Você é a glicose do meu metabolismo”? 
c) Pelo contexto o que significa para você a expressão acima? E 
“perdigotos”? 
Globais 
a) Grife os termos que caracterizam o garoto. 
b) Que perfil da personagem masculina é possível traçar a partir das 
escolhas das palavras? E das construções de ironia, metáfora? 
4 Recuperação do contexto de produção de metas da atividade de leitura 
Análise dos elementos da crônica 
a) Que tipo de texto é? 
b) Qual é a função social da crônica? 
c) Qual é o tema? 
d) Você se identifica com o texto? 
e) Linguagem? 
f) Qual a sua opinião sobre ele (texto)? 
5 Intertextualidade 
a) Conhece outros textos / músicas / filmes etc sobre “o primeiro 
beijo”? 
b) foto soldado e enfermeira 
c) Quadro O beijo Gustav Klint 
d) Texto sobre as meninas que beijam o espelho do banheiro da 
escola 
e) Soneto de fidelidade 
6 A importância do beijo na década 70 / 80 / hoje – os diferentes graus de 
emoção 



O primeiro Beijo – modalidade 7ª série/8ª série 

1 - O que vocês acham que vai “rolar” no texto? 
- Vocês acham que será um texto que causará grandes emoções? 
- Alguém da classe nunca foi beijado? (se aparecer um sim, falar sobre 

o beijo materno, fraterno) 
- Que tipo de beijo que vocês estão pensando?
2 Leitura compartilhada 
- Já leram algo parecido, assistiram a algum filme, leram algum livro ou 
conhecem alguma música sobre o tema? 
- A qual gênero textual pertence o texto? 
Identificação do gênero, localização dos elementos da narrativa. 
Questionamento sobre o autor. 
3 Inferências locais/globais 
- Como a personagem abordou o primeiro beijo no texto? 
- Como a mídia, sociedade e família aborda o tema? 
4 Qual a finalidade do texto? Segundo o autor 
- O beijo nas diferentes situações e culturas. 
- Qual era o contexto social quando o autor produziu o texto. 
5 Comparação com letras de músicas – exemplo “Beija eu” (propagandas, 
clipes, outdoor) 
6 Como diversas culturas abordam esse relacionamento “íntimo” de beijar 
- Cultura hindu, judeus, islâmicos, entre outros. 
- Grupos religiosos. 
 Produto final: Pesquisa e apresentação de seminário sobre o beijo nas 
diferentes culturas. 
A



O primeiro Beijo – Clarice Lispector 
1 - O que o título sugere? 
- Quais são suas histórias sobre o primeiro beijo? 
2 Diálogo sobre a autora. Suas características das obras e contexto de 
produção. 
3 Leitura do texto feita pelo professor. 
4 Checagem: o professor confirma o que os alunos acharam sobre o 
título. 
5 Localização de informações: 
- Em que momento a personagem se compara a um animal selvagem? 
6 - Pesquisa de vocabulário – Inferências locais. 
7 Inferências globais: Ideias implícitas sobre as descobertas da 
sexualidade (transição da infância para adolescência). 
8 Confirmação dos dados. Reconhecer as características próprias da 
escritora nesta obra ( A questão psicológica nas obras). 
9 -Estabelecer a interdiscursividade: Utilização da música “Já sei 
namorar”, de Os tribalistas para uma análise comparativa entre os 
textos. 
-Discussão. 
10 -Produção de HQ inspirada na história lida. 
-Exposição dos trabalhos na escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário