sábado, 15 de junho de 2013
O PRIMEIRO BEIJO
Sequência Didática - O primeiro beijo
Série: 9° ano 8 aulas
Conhecimentos Prévios.
- Discussão sobre o gênero “Crônica”.
- Discussão sobre a autora “Clarice Lispector”.
- Exploração do título do texto “O primeiro beijo”.
- Leitura do texto “o primeiro beijo” de Clarice Lispector.
- Durante a leitura deverá haver alguns questionamentos para que o aluno realize hipóteses
e inferências.
- Discussão sobre o texto lido e questionar os alunos se conhecem textos ou músicas com o
mesmo tema.
-Produção inicial.
- O educador deverá apresentar outro texto do mesmo gênero e tema aos alunos e solicitar
que realizem algumas atividades de interpretação.
- Comparação dos textos (com a finalidade de evidenciar as características do gênero).
- Mostrar também para os alunos o quadro “O primeiro beijo” trabalhando a leitura de
imagem e a intertextualidade.
- Discussão sobre o tema antigamente e na sociedade atu
Meu primeiro beijo
1 Ativação dos conhecimentos prévios
a) Vocês conhecem esse autor? O que já leram dele?
b) Você já vivenciou esta experiência? Como foi?
c) Se não: quais são suas expectativas?
d) Compartilhar experiências
e) Será que o 1º beijo é uma experiência que guardamos para o
resto da vida?
2 Generalização
- Leitura compartilhada
Localização:
a) Com o texto na mão, comparar informações.
b) Comparar com experiências vividas
c) Inferências.
3 Locais
a) Por que o apelido era “cultura inútil”?
b) Qual é o significado: “Você é a glicose do meu metabolismo”?
c) Pelo contexto o que significa para você a expressão acima? E
“perdigotos”?
Globais
a) Grife os termos que caracterizam o garoto.
b) Que perfil da personagem masculina é possível traçar a partir das
escolhas das palavras? E das construções de ironia, metáfora?
4 Recuperação do contexto de produção de metas da atividade de leitura
Análise dos elementos da crônica
a) Que tipo de texto é?
b) Qual é a função social da crônica?
c) Qual é o tema?
d) Você se identifica com o texto?
e) Linguagem?
f) Qual a sua opinião sobre ele (texto)?
5 Intertextualidade
a) Conhece outros textos / músicas / filmes etc sobre “o primeiro
beijo”?
b) foto soldado e enfermeira
c) Quadro O beijo Gustav Klint
d) Texto sobre as meninas que beijam o espelho do banheiro da
escola
e) Soneto de fidelidade
6 A importância do beijo na década 70 / 80 / hoje – os diferentes graus de
emoção
O primeiro Beijo – modalidade 7ª série/8ª série
1 - O que vocês acham que vai “rolar” no texto?
- Vocês acham que será um texto que causará grandes emoções?
- Alguém da classe nunca foi beijado? (se aparecer um sim, falar sobre
o beijo materno, fraterno)
- Que tipo de beijo que vocês estão pensando?
2 Leitura compartilhada
- Já leram algo parecido, assistiram a algum filme, leram algum livro ou
conhecem alguma música sobre o tema?
- A qual gênero textual pertence o texto?
Identificação do gênero, localização dos elementos da narrativa.
Questionamento sobre o autor.
3 Inferências locais/globais
- Como a personagem abordou o primeiro beijo no texto?
- Como a mídia, sociedade e família aborda o tema?
4 Qual a finalidade do texto? Segundo o autor
- O beijo nas diferentes situações e culturas.
- Qual era o contexto social quando o autor produziu o texto.
5 Comparação com letras de músicas – exemplo “Beija eu” (propagandas,
clipes, outdoor)
6 Como diversas culturas abordam esse relacionamento “íntimo” de beijar
- Cultura hindu, judeus, islâmicos, entre outros.
- Grupos religiosos.
Produto final: Pesquisa e apresentação de seminário sobre o beijo nas
diferentes culturas.
A
O primeiro Beijo – Clarice Lispector
1 - O que o título sugere?
- Quais são suas histórias sobre o primeiro beijo?
2 Diálogo sobre a autora. Suas características das obras e contexto de
produção.
3 Leitura do texto feita pelo professor.
4 Checagem: o professor confirma o que os alunos acharam sobre o
título.
5 Localização de informações:
- Em que momento a personagem se compara a um animal selvagem?
6 - Pesquisa de vocabulário – Inferências locais.
7 Inferências globais: Ideias implícitas sobre as descobertas da
sexualidade (transição da infância para adolescência).
8 Confirmação dos dados. Reconhecer as características próprias da
escritora nesta obra ( A questão psicológica nas obras).
9 -Estabelecer a interdiscursividade: Utilização da música “Já sei
namorar”, de Os tribalistas para uma análise comparativa entre os
textos.
-Discussão.
10 -Produção de HQ inspirada na história lida.
-Exposição dos trabalhos na escola.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário