Situação de aprendizagem - Conto "Pausa", de Moacyr Scliar
Público alvo : alunos de 8ª série / 9º ano.
Tempo previsto: de 4 a 8 aulas.
Objetivo: Explorar as capacidades de leitura em um conto contemporâneo.
Conteúdos temáticos: Estrutura do tipo textual narrativa e do gênero conto; estudo dos elementos da narrativa.
Competências e habilidades:
1)- Inferir elementos da narrativa; reconhecer elementos da narrativa; analisar características do conto e desenvolver competência leitora.
2)- Inferir informação pressuposta ou subentendida em um texto literário, com base na sua compreensão global.
Estratégias de leitura:
1)- Ativação de conhecimentos de mundo; antecipação ou predição; checagem de hipóteses.
-O que sugere o título "Pausa" ?
-Quais são as hipóteses plausíveis para a resposta à primeira pergunta da esposa da personagem principal "Vais sair de novo, Samuel?" ?
-O que sugere a segunda fala da mesma personagem "Todos os domingos tu sais cedo" ?
2)- Localização de informações; comparação de informações; generalizações.
-Como é o ambiente do conto e quais são as características da personagem principal? Que tipo de vida leva? (Descrição de um ambiente urbano e de personagens de classe média).
3)- Produção de inferências locais; produção de inferências globais.
-Locais: Alguma referência ao nome "Samuel" ? (nome judeu, povo que tem apego ao trabalho)
-Por que a personagem prepara sanduíches para levar em suas saídas aos domingos?
-Por que a ida ao mesmo hotel todos os domingos?
-Por que é conhecido por outro nome lá? (Isidoro)
-Globais: Como é o relacionamento dele com a esposa? (Provavelmente não é um bom relacionamento; a esposa é rude, tem hábitos grosseiros)
-Como ele reage ao apelo das mulheres no hotel? (Ele as ignora)
4)-Recuperação do contexto de produção; definição de finalidades e metas da atividade de leitura.
-O que você sabe sobre o autor?
-Que época parece ser registrada no conto?
-Há conflitos em questão?
-Você já leu outros contos do mesmo autor?
-Você já leu outras histórias de temática semelhante a do conto?
5)-Percepção das relações de intertextualidade; percepção das relações de interdiscursividade.
-Comparar o texto com a música "Cotidiano", de Chico Buarque, para a percepção da questão da
ruptura da rotina diária e com o filme "Os outros", protagonizado por Nicole Kidman, para a percepção do elemento-surpresa no final.
6)-Percepção de outras linguagens; elaboração de apreciações estéticas e /ou afetivas; elaboração de apreciações relativas a valores éticos e/ou políticos.
-Estudo de música e de filme: Linguagem sonora e audiovisual.
-As relações conjugais estão estáveis hoje em dia?
-De que forma a pressão do dia a dia influencia o comportamento das pessoas?
Recursos:
-Disponibilização do texto escrito para todos os alunos da sala.
-Execução da música "Cotidiano".
-Exibição do filme "Os outros", com promoção de debate.
Avaliação:
-Avaliação escrita sobre a compreensão das ideias principais e da situação retratada no conto.
-Sugestão: proposta de produção de texto argumentativo sobre o tema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário