sábado, 22 de junho de 2013






Situação de aprendizagem - Conto "Pausa", de Moacyr Scliar

Público alvo : alunos de 8ª série / 9º ano.
Tempo previsto: de 4 a 8 aulas.
Objetivo: Explorar as capacidades de leitura em um conto contemporâneo.
Conteúdos temáticos: Estrutura do tipo textual narrativa e do gênero conto; estudo dos elementos da narrativa.
Competências e habilidades:
 1)- Inferir elementos da narrativa; reconhecer elementos da narrativa; analisar características do conto e desenvolver competência leitora.
 2)- Inferir informação pressuposta ou subentendida em um texto literário, com base na sua compreensão global.
Estratégias de leitura:
 1)- Ativação de conhecimentos de mundo; antecipação ou predição; checagem de hipóteses.
 -O que sugere o título "Pausa" ?
 -Quais são as hipóteses plausíveis para a resposta à primeira pergunta da esposa da personagem principal "Vais sair de novo, Samuel?" ?
 -O que sugere a segunda fala da mesma personagem "Todos os domingos tu sais cedo" ?
 2)- Localização de informações; comparação de informações; generalizações.
 -Como é o ambiente do conto e quais são as características da personagem principal? Que tipo de vida leva?   (Descrição de um ambiente urbano e de personagens de classe média).
 3)- Produção de inferências locais; produção de inferências globais.
 -Locais: Alguma referência ao nome "Samuel" ?   (nome judeu, povo que tem apego ao trabalho)
 -Por que a personagem prepara sanduíches para levar em suas saídas aos domingos?
 -Por que a ida ao mesmo hotel todos os domingos?
 -Por que é conhecido por outro nome lá?  (Isidoro)
 -Globais: Como é o relacionamento dele com a esposa? (Provavelmente não é um bom relacionamento; a esposa é rude, tem hábitos grosseiros)
 -Como ele reage ao apelo das mulheres no hotel?   (Ele as ignora)
 4)-Recuperação do contexto de produção; definição de finalidades e metas da atividade de leitura.
 -O que você sabe sobre o autor?
 -Que época parece ser registrada no conto?
 -Há conflitos em questão?
 -Você já leu outros contos do mesmo autor?
 -Você já leu outras histórias de temática semelhante a do conto?
 5)-Percepção das relações de intertextualidade; percepção das relações de interdiscursividade.
 -Comparar o texto com a música "Cotidiano", de Chico Buarque, para a percepção da questão da
  ruptura da rotina diária e com o filme "Os outros", protagonizado por Nicole Kidman, para a percepção do elemento-surpresa no final.
 6)-Percepção de outras linguagens; elaboração de apreciações estéticas e /ou afetivas; elaboração de apreciações relativas a valores éticos e/ou políticos.
 -Estudo de música e de filme: Linguagem sonora e audiovisual.
 -As relações conjugais estão estáveis hoje em dia?
 -De que forma a pressão do dia a dia influencia o comportamento das pessoas?
Recursos:
 -Disponibilização do texto escrito para todos os alunos da sala.
 -Execução da música "Cotidiano".
 -Exibição do filme "Os outros", com promoção de debate.
Avaliação:
 -Avaliação escrita sobre a compreensão das ideias principais e da situação retratada no conto.
 -Sugestão: proposta de produção de texto argumentativo sobre o tema.


Nenhum comentário:

Postar um comentário