Este é um blog criado dentro do Projeto Melhor Gestão, Melhor Ensino, um programa do Governo do Estado de São Paulo com a intenção de melhorar o ensino nas escolas estaduais e propiciar aos professores de Língua Portuguesa e Matemática, nesse primeiro momento, condições de discutirem e atualizarem suas práticas pedagógicas, reavaliando a importância da leitura e escrita no ensino de todas as disciplinas sendo por isso, compromisso e responsabilidade de todo o corpo docente.Logo a baixo colocarei alguns exemplos de planos de aulas produzidos pelos meus colegas nos dias em que as aulas foram presenciais incluindo o plano do meu grupo,espero que ajudem a todos com esta temática o amor.
Meu primeiro beijo
Público Alvo: 9º ano
Duração: 6 aulas
I - Aquecendo a leitura
Finalidade da leitura: Fruição e ativação das estratégias de leitura
1 - Recuperação do contexto de produção- Dividir a classe em grupos e solicitar uma pesquisa com roteiro (elaborado pelo professor, conforme sua realidade e necessidade).
- Obra: “Balada do primeiro amor”
- Época
- Palavra romance
- Apresentação dos grupos
2 - Levantamento do conhecimento prévio
- Apresentar o livro (portador)
- Explorar o autor, título, capa, contracapa etc.
- Destacar o capítulo a ser lido (informar o conteúdo do livro e a finalidade da leitura).
- Apresentar o título do capítulo, explorando a palavra beijo
- A qual primeiro beijo o personagem está se referindo?
- Roda de conversa:
- Quem já deu o primeiro beijo?
- Leitura do texto pelo professor, na íntegra sem interrupções.
- Entregar o texto ao aluno com o roteiro
- Solicitar que os alunos façam uma leitura silenciosa do texto e respondam em duplas às questões do roteiro.
II – Saboreando a leitura
(com fundo musical – sugestão “Já sei namorar” – Tribalistas)
4 - Localização de uma informação / generalização
- Identifique no texto o parágrafo onde acontece o beijo, transcreva-o no seu caderno.
- O personagem descreve um turbilhão de sensações a partir de sua experiência com o primeiro beijo. Você já as vivenciou num outro contexto?
- Local: qual o significado de “perdigotos” no texto?
- Global: Por que o rapaz é chamado de “cultura inútil”?
6 – Percepção das relações de intertextualidade; percepção das relações de interdiscursividade
- Intertextualidade: texto “O primeiro beijo” – Machado de Assis
- Interdiscursividade: Existe no texto outro discurso (Ciências)? Sublinhe no texto e transcreva-o no caderno.
7 – Percepção das outras linguagens
Poema
Movie Maker: Beijos inesquecíveis
Gráficos (enquete): A classe mais beijoqueira
Sugestões para atividade da enquete
1. Que idade você tinha quando deu seu primeiro beijo?
( ) 11 anos ( ) 12 anos ( ) 13 anos ( ) ____ anos.
2. Quem foi sua primeira “vítima”? (inspirei-me nessas pesquisas de Revistinhas de
adolescentes).
( ) o paquera ( ) o primo ( ) um amigo ( ) um desconhecido
3. Pra quem você contou a experiência?
( ) para a sua /seu melhor amiga (o)
( ) para sua/seu mãe ( pai)
( ) para ninguém
( ) para todo mundo
4. Onde ocorreu seu 1º Beijo?
( ) Na saída , entrada, trajeto da escola.
( ) No cinema
( ) Numa festa
( ) Na casa de amigos
5. Que avaliação você fez do seu 1º Beijo?
( ) Ah! Inesquecível.
( ) Irghh ! Inesquecível
( ) Razoável
( ) Preciso praticar mais.
A pesquisa visa entender um pouco a forma de nosso jovem se relacionar socialmente e pode dar pistas de como anda o relacionamento com a família também. Não gostaria de incentivar ou estimular uma sexualidade precoce, apenas acho que ela já está presente e que talvez seja bom um trabalho conjunto com a área de ciências e com os pais desses jovens.
Matemática faria um gráfico com estes dados.
Imagens: Escultura de Rodin, fotos com o celular
Música: “Kiss me quick”– Elvis Presley
Receita - O Beijo
8 – Elaboração de apreciações estéticas e/ou afetivas.
Quais os sentimentos provocados pela leitura do texto?
9 – Elaboração de apreciações a valores éticos e/ou políticos.
Na sua opinião há situações/ locais em que o beijo é inadequado? Especifique.
Referências Bibliográficas
ASSIS, Machado de. “O primeiro beijo” in Memórias Póstumas de Brás Cubas. Disponível em:<http://www.spectroeditora.com.br/fonjic/machado/romances/cubas/14.php> Acesso em 18 de fevereiro de 2013.
BARRETO, Antonio. “Meu primeiro beijo”. In: Balada do Primeiro Amor. São Paulo: FTD, 1977. p. 134-136. Disponível em:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaT%C3%A9cnicaAula.html?aula=22430, Acesso em 01/03/2013.
DOLZ, Joaquim e SCHNEUWLY, Bernard e colaboradores. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita – elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (Francófona). In: Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2012. p. 35-60.
ROJO, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania in Curso EaD/EFAP: Leitura e escrita em contexto digital, 2012 – Programa Práticas de leitura e escrita na contemporaneidade. Disponível em: http://efp-ava.cursos.educacao.sp.gov.br/Content/328167,90D/Assets/conteudo_curso/modulo_01/unidade_04/rojo_2004.pdf%C2%A0Acesso%20em%204/3/2013 .
Sites
ANTUNES, Arnaldo; BROWN Carlinhos; MONTE, Marisa. Já sei namorar. Disponível emhttp://letras.mus.br/tribalistas/63542/, acesso em 18/04/2013.
PRESLEY, Elvis. Kiss me quick. Disponível em http://letras.mus.br/tribalistas/elvis-presley/31457/, acesso em 18/04/2013.
RODIN, Auguste.O beijo.
https://www.google.com.br/search?q=O+beijo+Rodin&aq=f&um=1&ie=UTF-8&hl=pt-PT&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=aa5-UcS1G4ie8QTtxYHwCg&biw=1039&bih=744&sei=a65-UdjzHueM0QH2poBY, acesso em 18/04/2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário