sábado, 15 de junho de 2013

Avestruz- Mario Prata- Cronica

Situação de Aprendizagem 1 – Caderno do aluno  - 6º ano –  volume 2
Texto – Avestruz - Mario Prata
Sequência didática:
Antes da leitura - Sondagem – Levantamento de hipóteses/ conhecimento prévio
Perguntar aos alunos a respeito do gênero textual crônica e se conhecem o autor. Sobre o tema, começar perguntando se possuem animal de estimação e qual; se não possuem, qual gostariam de ter e por quê. Perguntar ainda se acham que seria possível ter uma avestruz em casa, como animal de estimação, se eles conhecem alguém que tem um animal de estimação estranho ou perigoso. Depois comentar o objetivo  dessa leitura (melhorar a competência leitora e compreender um texto a partir das informações explícitas e implícitas) e o que vamos trabalhar (leitura, pesquisa, leitura de imagens, produção textual).
 Durante a Leitura – Desenvolvimento: Fazer a leitura em voz alta. No caso desse texto, é interessante que o professor faça a leitura e vá mostrando como deve ser a entonação correta para essa leitura que tem um tom de humor, por exemplo e outras questões referentes à leitura (voz clara, alta, respeitando a pontuação)
Após a Leitura – Retomar o texto para identificar palavras-chave. Esclarecer a respeito de palavras desconhecidas e pedir para que anotem as palavras que não conhecem seu significado e, em casa, pesquisar no dicionário e trazer na próxima aula. Em seguida, retomar a construção do sentido do texto, fazendo inferências locais, como por exemplo, perguntar por que o autor diz que Deus devia estar muito cansado na hora de criar a avestruz e que por isso teria cometido alguns erros. Fazer inferências globais perguntando:
1-    Por que o menino desejou tanto ter uma avestruz?
2-    Quais os argumentos que a mãe tinha para negar o pedido do filho?
3-    Como você acha que seus pais agiriam?
4-    Por que o menino só mudou de ideia a partir do conhecimento dos hábitos alimentares da ave? Você agiria da mesma forma?
5-    O que é nome oficial?
6-    Quais são as regras dos condomínios para quem tem animal de estimação?
7-    Por que o autor sugeriu à amiga que levasse o filho ao psicólogo?
Concluindo, checar se houve compreensão global do texto e pedir para fazerem um registro escrito comentando se, caso o menino persistisse na ideia de ter uma avestruz, como seria? E, que produzam, em grupo, um manual de instrução para criar uma avestruz em um apartamento e para que façam uma pesquisa, procurando fotos de avestruz para trazer para a próxima aula e a biografia do autor.
                                                                  Carmen Kuasne

Nenhum comentário:

Postar um comentário