sábado, 22 de junho de 2013




Situação de Aprendizagem - Texto: Avestruz - Mario Prata


Por Silvana Pelissari

Público alvo: 7º ano

Tempo previsto: 5 a 6 aulas

Conteúdos:

Elementos da narrativa, estrutura do conto, contextualização com a realidade do aluno.

Objetivos:

Ativar conhecimento de mundo; localizar e comparar informações explícitas; produzir inferências locais e globais; recuperar contexto de produção; definir finalidades e metas da atividade de leitura; perceber as relações de intertextualidade e de interdiscursividade; perceber outras linguagens; elaborar apreciações relativas a valores éticos e políticos.

Estratégias:

O professor deve listar questionamentos que contemplem os conhecimentos de mundo do aluno, suas expectativas com relação ao texto:
1- Do que se trata  esse texto? O que você sabe sobre a avestruz?
2- Em que meios podemos encontrar textos como este? 
3- Como o texto se estrutura?
4- Quem o escreveu? Você sabe algo sobre ele?
5-O que você acha que o texto vai nos apresentar?
Leitura realizada pelo professor ou pelos alunos coletivamente.
Após a leitura do texto, o professor fará o levantamento da estrutura do conto e os elementos da narrativa. O professor fará questionamentos do tipo:
1 - O texto apresentou as informações que você esperava?  
2- Que palavras dificultaram o entendimento do texto?
3- Que palavras repetidas no texto resumem a sua ideia principal?
4- Quais são os personagens principais?
5 - Onde a história acontece?
6 - Que expressões indicam tempo na narrativa?
7 - O narrador participa ou não da história?
8 - Que outros textos, músicas e filmes você conhece que fala sobre esse mesmo tema?

Recursos:

Texto impresso, filmes Riquinho e Os Pinguins do Papai, fichas organizativas, cartolinas, giz e lousa.

Avaliação:

A participação oral em todas as atividades e os relatos de experiências de cada aluno. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário