sábado, 22 de junho de 2013

Pausa




Situação de Aprendizagem a partir do conto “Pausa”, de Moacyr Scliar


FUGA

      1.  O que é uma “pausa”? Reflita sobre quais situações requerem “pausa”?

      2. Por que vocês acham que o título do texto é Pausa? Sobre o que ele vai tratar?

      3. Seu professor contará a biografia de Moacyr Scliar. Após as explicações, que tipo de texto vocês acham que irão ler?

      4. Acompanhe a leitura com seu professor e monte um vocabulário para o texto, pesquisando o significado no dicionário.












     5.  Após a leitura do texto, responda:

a)O que Samuel costumava fazer nos domingos?
b)Como Samuel é descrito no texto?Quais características podemos inferir sobre ele?
c)Quais atitudes o personagem tem em relação à sua esposa?
d)Como podemos descrever o relacionamento do casal?
e)Quem é o personagem Isidoro no texto?
f)Por que vocês acham que ele fazia essa “pausa”?
g)Quando era feita essa pausa? Por que era sempre no mesmo dia?
h)Como era o hotel que Samuel ia aos domingos? E como era o aposento em que ele ficava?
i)O que ele fazia lá?

     6. Passe o trecho, a seguir, em discurso direto para o discurso indireto:

-Já vai, Isidoro?
-Já – disse Samuel, entregando a chave. Pagou, conferiu o troco em silêncio.
-Até domingo que vem seu Isidoro – disse o gerente.















     7. Produção textual: Reconte o texto com suas palavras.
     Em duplas, escrevam juntos o reconto, pois o professor recolherá a atividade e fará a devolutiva.

     Após a devolutiva, troque seus textos com os dos colegas.

     8. Filme “Click”, para refletir sobre a correria diária e sobre a “pausa”.

     9. Música “Paciência”, de Lenine.

     Debate


1)   Antes e durante o debate:

Exibição de vídeo com trecho de debate para que os alunos compreendam melhor o que é um debate.
Explicação de como os alunos deverão se comportar durante suas apresentações e ao ouvir as apresentações dos colegas, e sobre a linguagem que deverão utilizar.
O professor deverá realizar anotações durante o debate  e intervir quando necessário.


2)   Questões propostas:

a)    Qual motivo cada um de vocês teria para fazer uma ‘pausa’ como o personagem?
b)    Você acha que o personagem Samuel fazia essa pausa para se ausentar da família ou era apenas uma forma de relaxamento? Argumente.
c)     É correto Samuel  ‘mentir’ para a esposa? Justifique sua resposta.


3)  Relatório final:

Escreva suas conclusões sobre as questões debatidas. A opinião de vocês se modificou após a socialização dessas questões? Por quê?


Questões referentes ao texto:  Pausa
Fazer uma leitura oral compartilhada, tendo como objetivo atingir os alunos com mais dificuldades de escrita e compreensão, fazendo inferências como:
·         O que você acha que o título do texto quer dizer/
·         Você sabe o significado do termo “Pausa”?
·         O que esse termo significa no contexto desse texto lido?
·         Qual é o tema central desse texto?
·         Você acha que o casal em questão tem um bom relacionamento? Por quê?
·         Em sua opinião, por que o personagem saía de casa todos os domingos pela manhã e voltava só à noite?
·         Por que, ao chegar ao hotel que costumava frequentar ele dava um outro nome?
·         Descreva o ambiente do hotel.
·         Fazer a descrição psicológica do personagem, observando a influência do meio em que vive;
·         Tipos de discurso presentes no texto;
·         Biografia do autor;
·         Intertextualidade: Ler o texto “Pausa”, de Mário Quintana e fazer uma comparação entre os dois, desde o título até as informações presentes nos mesmos;
·         Vocabulário;
·         Figuras de linguagem presentes no texto;
·         Produção de texto: Em que situação de seu cotidiano você acha importante fazer uma pausa? Fale sobre isso. ( Alunos com maiores dificuldades poderão fazer a recontagem da texto em forma de quadrinhos)
·         Curtir as músicas: Mas que preguiça boa (Chorão) e Vida boa (Vitor e Leo)




Nenhum comentário:

Postar um comentário