domingo, 9 de junho de 2013

LEITURA EM DIFERENTES CONTEXTOS



Leitura em diferentes contextos

Fonte: Google Imagens
Situação de Aprendizagem embasada nas sequências de atividades elaboradas na Oficina 2 dos encontros presenciais do curso 1 - Melhor Gestão, Melhor Ensino, realizado de 01 a 04 de abril de 2013, em Águas de Lindoia – SP, pelos PCNP-LP participantes dos grupos abaixo:
Grupo 1- sala 4 – Diretorias de Ensino de Americana, Assis, Avaré, Botucatu, Bragança Paulista, Caieiras;
Grupo 6 – sala - Diretorias de Ensino de Piracicaba e Presidente Prudente

Reelaboração pelo grupo 5 – curso 1 - Melhor Gestão, Melhor Ensino - a distância – Módulo 3 pelos PCNP-LP: Luzia Salmaso, Lucileila Bilharvas Poletto Gonçalves, Marcelo Bossolan, Maria Santina Cangussu Sorge Leite  e Marcia Szilagyi Marinho

Público a que se destina: alunos do 8º ano - Ensino Fundamental

Tempo previsto: de 6 a 8 aulas.

Conteúdos e tema:
  • Relacionar as diferentes linguagens a partir de um mesmo tema;
  • Leitura compreensiva;
  • Pesquisa e reflexão sobre o "beijo" e sua importância na vida dos adolescentes e na diferentes culturas;
  • Análise da abordagem sobre o tema em diferentes gêneros/suportes: conto, crônica, música, vídeos, imagens.
 Competências e Habilidades:
  •  Identificar e agrupar diferentes gêneros textuais;
  • Construir o sentido global do texto;
  • Pesquisar informações em diferentes fontes;
  • Pesquisar a visão de pessoas adultas sobre o tema “primeiro beijo”;
  • Produzir síntese com as conclusões das discussões/reflexões propiciadas, utilizando as TDICs.
Estratégias: Leitura compartilhada; leitura expressiva; leitura de imagens; exposição a situações de discussão coletiva (roda de conversa, debate); pesquisa dirigida; uso de diferentes fontes de informação para realizar pesquisa sobre a visão do “beijo” em diferentes épocas e diferentes contextos”.

Recursos: Livro Balada do primeiro amor”, de Antonio Barreto (ou texto “Meu Primeiro Beijo” impresso), Internet -  imagens e vídeos (in: bibliografia); consulta ao professor de Ciências.

Avaliação: Pesquisa e organização dos resultados sobre a visão dos adolescentes sobre o "primeiro beijo"; produção de síntese das reflexões geradas; produção de vídeo para exposição do resultado na sala de aula e/ou posterior publicação, na Internet, por meio da construção de um blog da turma.

Sobre o texto: Meu primeiro Beijo - Antonio Barreto - Esse texto faz parte da obra “Balada do primeiro amor”, de Antonio Barreto. Nele, a protagonista é uma adolescente, Larissa, que conta um momento importante de sua vida.

Passo 1 – Ativação de conhecimento de mundo:
Roda de Conversa sobre o que sugere o título “ Meu Primeiro Beijo” de Antonio Barreto.
- Propor algumas reflexões a partir das seguintes questões:
  • É possível antecipar sobre que tema trata esse texto?
  • Alguém já leu algum texto com esse título?
  • Quem será o autor desse texto?
  • Hoje em dia, com quantos anos costuma acontecer o primeiro beijo?
  • Isso sempre foi assim?
  • O que você acha que a sua avó pensava sobre o primeiro beijo? E os seus pais?
  • Alguém gostaria de contar uma história que envolve beijo ou o primeiro beijo?
Em um texto como este, o que pode acontecer? Pense nos personagens, fatos e um cenário. 
- Nessa atividade, o professor ou um aluno (indicado pelo professor) vai à lousa e fica responsável por anotar as hipóteses levantadas pela classe (que serão verificadas, depois, com a leitura do texto).

Passo 2 - Checagem de hipóteses: O professor forma duplas para a leitura do texto. Enquanto um aluno lê o texto em voz alta, o outro verifica quais as hipóteses sugeridas pela classe. Os agrupamentos serão feitos com um aluno com mais dificuldade e outro com menos. A leitura será feita pelo aluno com menos dificuldade; e o outro ficará responsável pela checagem das hipóteses. Após o exercício, o professor fará uma leitura expressiva do texto e procederá, com todos os alunos, a checagem das hipóteses levantadas por eles, e anotadas na lousa.

Passo 3 - Localizar informações explícitas:
- Quem é o narrador da história?
- Quais os personagens da história?
- Qual a possível idade dos personagens?
- Onde se passa a história?
- Localizem as informações científicas dadas sobre o beijo no texto.
- É possível constatar a veracidade dessas informações? Como? (Nesse momento, os alunos (ou o professor) poderão sugerir uma pesquisa na Internet, para verificação/constatação das informações trazidas pelo personagem "Paracelso", podendo, ainda, expandir para uma conversa com o professor de Ciências). 

Passo 4- Localizar informações implícitas:

Debate: Compare os dois trechos a seguir e explique como eles podem demonstrar a mudança de sentimento das personagens
“Estávamos virgens no assunto, e morrendo de medo”.
“Até que o mundo rolou, as luas vieram e voltaram, o tempo...”
Considerando o trecho: “as contas do telefone aumentaram, depois diminuíram... e foi ficando isso.”, o que podemos sugerir sobre a relação entre o tempo e a paixão?
- A partir da história contada no texto, o que podemos concluir sobre a idealização do primeiro beijo e as paixões adolescentes?

Passo 5  - Recuperação do contexto de produção
a) Em qual obra este texto foi publicado?
b) Quem é o autor? O que ele costuma escrever?
c) Qual o público a que se destina esta obra?
d) O que podemos inferir sobre o fato de o autor ser uma pessoa do sexo masculino e o narrador (eu-lírico) feminino? Revisão sobre o foco narrativo: 1ª ou 3ª pessoa;
- Organizar a sala em grupos e incumbir cada grupo de pesquisar sobre um tema, dentre eles: vida do autor, contexto histórico e  sobre o livro “Balada do Primeiro Amor”.

Passo 6 - Atividade de Intertextualidade e Percepção de Outras Linguagens
Em que outros locais ou situações vocês já viram discussões sobre a temática do primeiro beijo?

Introdução de outro gênero -  música: "Já sei namorar” - Tribalistas. 

- Propor os seguintes questionamentos:
- Quais semelhanças existem entre a letra da música e o texto lido?
- Considere a linguagem predominante na música. Como esta linguagem aparece no texto "O Primeiro Beijo"?
- A partir da comparação da linguagem predominante nos dois textos, apresente suas principais características. A que gênero discursivo eles pertencem?
Passo 7 - Elaboração de apreciações estéticas e/ou afetivas
- Assista aos vídeos:
  • “Os mais famosos beijos do cinema”
  • “Atrizes contam como foi dar o primeiro beijo de suas vidas”
  • Leitura de imagens – pintura e fotografia:

- Compare os beijos de antigamente com os atuais. Quais as semelhanças e diferenças do comportamento humano?
- Os depoimentos dados pelas atrizes (internacionais e nacionais), no segundo vídeo, retratam o sentimento dos adolescentes e jovens de hoje? Quais as semelhanças e diferenças apresentadas entre essas diferentes épocas?

Leia o texto: “O beijo nas mais diferentes culturas”:

http://www.portaldalucas.com.br/noticias/3157-o-beijo-nas-diferentes-culturas 
- Faça uma reflexão sobre a construção cultural e os símbolos criados em torno do beijo.

Passo 8 - Percepção de outras linguagens; elaboração de apreciações estéticas e/ou afetivas
- O primeiro beijo da personagem desta história foi inesquecível. Converse com seus colegas e discuta se o primeiro beijo é sempre inesquecível.

- Exploração de imagens e produção de um clip com o tema “O beijo em diferentes contextos”. Exemplos: “O beijo em diferentes culturas”, O beijo em diferentes idades”, “ Beijos num contexto da História”.


Para ampliar o repertório dos alunos - gêneros e tema, sugerimos:
  • O primeiro beijo - Clarice Lispector;
  • Beijo na Boca - Martha Medeiros
  • Música "Beija eu" - Marisa Monte
Obs.: Este trabalho pode ser realizado em conjunto com o professor de Ciências (Projeto: Prevenção Também se Ensina)  - abordando alguns temas sobre o assunto "Sexualidade",  a partir da temática sugerida no texto "Meu Primeiro Beijo", que poderá ser reelaborado, ampliando-o para um projeto interdisciplinar.

Vídeo produzido pelo Grupo 1 - sala 4:


Referências Bibliográficas
 BARRETO, Antonio. “Meu primeiro beijo”. In: Balada do Primeiro Amor. São Paulo: FTD, 1977. p. 134-136. Disponível em: 
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTécnicaAula.html?aula=22430
Acesso em 01/03/2013.
DOLZ, Joaquim e SCHNEUWLY, Bernard e colaboradores. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita – elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (Francófona). In: Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2012. p. 35-60.
ROJO, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania in Curso EaD/EFAP: Leitura e escrita em contexto digital, 2012 – Programa Práticas de leitura e escrita na contemporaneidade. Disponível em:
http://efp-ava.cursos.educacao.sp.gov.br/Resource/328167,90D/Assets/conteudo_curso/modulo_01/unidade_04/rojo_2004.pdf - Acesso em 4/3/2013.
BARRETO, Antonio. "Meu primeiro beijo". In:Balada do Primeiro amor, SP. FTD, 1977. p.134-136. Disponível em:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22430 
Acesso em 01/03/2013.
Link: "O beijo nas diferentes culturas": 
http://www.portaldalucas.com.br/noticias/3157-o-beijo-nas-diferentes-culturas - último acesso em: 02/04/2012. 
Link - letra da música e vídeo "Já sei namorar " - Os Tribalistas" - 
http://letras.mus.br/tribalistas/63542/ 
Link - vídeo “Atrizes contam como foi dar o primeiro beijo de suas vidas” (Fantástico – 30 anos atrás) publicado em 24/02/10:
http://g1.globo.com/fantastico/especial/fantastico30anosatras/platb/2010/02/24/atrizes-contam-como-foi-dar-o-primeiro-beijo-de-suas-vidas/comment-page-1/#comments  
(último acesso: 02/04/2013) 
LISPECTOR, Clerice. O primeiro beijo. In: A descoberta do Mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999. p. 330-331
MEDEIROS, Martha. Beijo na Boca. In: Trem-Bala. Porto Alegre: L&P-M Pocket, 2009. p. 119-120.
Link - letra da música e vídeo "Beija eu" - Marisa Monte: http://letras.mus.br/marisamonte/63/ 
Imagens: Google Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário