sábado, 22 de junho de 2013


SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM

Tempo previsto: 5 a 6 aulas.

Série: 7º ano.
                                             
Conteúdos: Elementos da narrativa -(espaço, tempo, personagens, foco narrativo, clímax, desfecho etc.). Análise da estrutura do conto e abordar itens relacionados à realidade dos alunos, para motivá-los a leitura.
Objetivos: Incentivar e desenvolver a leitura de contos;
-Identificar a estrutura das narrativas e a diferença dos gêneros narrativos;
-Identificar mecanismos linguísticos para a coerência de um texto;
-Ler, ouvir e interpretar contos narrativos;
-Ampliar as possibilidades de produção oral com coesão e coerência;
-Relacionar a narrativa ao contexto de produção (interlocutores, finalidade, lugar e momento em que ocorre a interação).

Competências e habilidades: Justificar o efeito humor ou ironia em um texto literário, pelo uso intencional de palavras ou expressões; Identificar o efeito de sentido produzido em um texto literário, pelo uso intencional de pontuação expressiva (interrogação, exclamação, reticências, aspas, etc.); produção de inferências locais produção de inferências globais; Percepção das relações de intertextualidade; percepção das relações de interdiscursividade e inferir opiniões ou conceitos pressupostos ou subentendidos em um texto.

Estratégia: Mostrar uma imagem do aeroporto – organizar discussões como: noções do funcionamento de um aeroporto, viagem, check-in, compras, tamanho do aeroporto, preços, bancos, lembrancinhas, bagagens, passaporte, polícia federal...
Finalizar a tipologia: Narração.
Percepção de outras linguagens, elaboração de apreciações estéticas e /ou afetivas, elaborações apreciativas relativas a valores éticos e ou políticos.


Recursos: Vídeos, internet, textos impressos, dicionário, revistas, música, livros e viagem virtual ao aeroporto.

Avaliação: Cartazes, discussão oral em grupo e roda de conversa.

Trabalho elaborado no encontro presencial do curso Melhor Gestão, Melhor Ensino, com os seguintes professores: Deborah, Antonia, Carmem, Mercedes e Jucileide.

Texto utilizado: AEROPORTO de Carlos Drummond de Andrade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário