sábado, 15 de junho de 2013



Texto “AVESTRUZ” (Mário Prata) 
Estratégias
1- antes da leitura, pedir aos alunos que falem sobre o que sabem sobre a ave e se já 
viram um avestruz?; 
2- leitura compartilhada e esclarecimento de vocabulário, se preciso for; 
3- estudo da características da crônica; 
4- produção de enredo narrativo em 5 frases (situação inicial, conflito, desenvolvimento, 
clímax e desfecho); 
5- aplicação de perguntas aos alunos que os levem a refletir um pouco sobre o texto 
(Vocês já pediram algo que seus pais se recusaram a lhe dar por algum motivo? Vocês 
já fizeram pedidos estranhos aos seus pais?); 
6- aplicação de perguntas que levem os alunos a refletirem sobre o porquê de o menino 
fazer um pedido desses para a mãe, se já tem idade para saber que morando em um 
apartamento, tal desejo jamais poderia ser realizado (Na sua opinião, por que será que 
o menino queria um avestruz como animal de estimação, uma vez que ele já teria Avestruz.
1 Trabalhar com conhecimentos prévios, através da antecipação de 
leitura: 
- O que sugere o título? 
- Qual o gênero textual que será apresentado? 
- Qual assunto vai ser abordado?
2 Leitura em voz alta fazendo as inferências: 
- local do criadouro. 
- características da espécie. 
- comentar as comparações apresentadas no texto. 
3 Após a leitura fazer uma “tempestade de ideias” para identificar as 
finalidades do texto com intervenções do professor.
4 Levar os alunos à sala de informática para pesquisar artigos de 
divulgação científica sobre a espécie avestruz. 
5 Relacionar os textos comparando: objetivos, linguagem, público alvo. 
6 Agrupar os alunos para pesquisarem algumas curiosidades sobre a 
espécie, exemplo: a corrida de avestruz, o habitat, por que não pode ser 
domesticado e outras informações que sejam relevantes ao tema. 
7 Finalizar com a exposição oral e escrita dos grupos
idade para entender as inadequação de seu pedido?) 
OBSERVAÇÃO: ATIVIDADE ADEQUADA PARA 7ºS ANOS. 

Avestruz – 9° ano 
1 Trabalhar com conhecimentos prévios, através da antecipação de 
leitura: 
- O que sugere o título? 
- Qual o gênero textual que será apresentado? 
- Qual assunto vai ser abordado?
2 Leitura em voz alta fazendo as inferências: 
- local do criadouro. 


- características da espécie. 
- comentar as comparações apresentadas no texto. 
3 Após a leitura fazer uma “tempestade de ideias” para identificar as 
finalidades do texto com intervenções do professor.
4 Levar os alunos à sala de informática para pesquisar artigos de 
divulgação científica sobre a espécie avestruz. 
5 Relacionar os textos comparando: objetivos, linguagem, público alvo. 
6 Agrupar os alunos para pesquisarem algumas curiosidades sobre a 
espécie, exemplo: a corrida de avestruz, o habitat, por que não pode ser 
domesticado e outras informações que sejam relevantes ao tema. 
7 Finalizar com a exposição oral e escrita dos grupos

Avestruz 
1 Colocar o título do texto e perguntar o que sabe sobre ele. 
- O que é um avestruz? 
- Qual o tamanho? 
- Alguém já viu? 
- Quanto dura? 
2 e 3 Leitura do 1º parágrafo do texto 
- O que vocês entenderam? 
- É possível ter um avestruz como animal de estimação? 
4 De acordo com a pretensão do prof. definirá as metas da leitura 
Ler o texto todo. 
5 Perguntar se alguém conhece ou já experimentou uma situação 
semelhante ao texto (animais exóticos) 
Sugestão de leitura: “A galinha”, Clarice Lispector
6 Os prós e contras de se ter um avestruz. É viável? Deve-se fazer uma 
reflexão sobre as condições de se ter um animal de estimação.


Sequência Didática – Texto “O avestruz” 
(para 6º e 7º anos) 
1- Ativação de conhecimentos prévios; antecipação ou predição; checagem de hipóteses: 
• Título na lousa – checagem de hipóteses: vocês conhecem um avestruz? De onde? Onde ele vive? 
O que come? 
• Apresentação do texto – através do título: do que acham que se trata o texto? O que pode ser? 
• O que é uma crônica? Quais suas características? Quais semelhanças com uma narração? Onde 
encontramos este tipo de texto? 
• Professor recupera informações sobre gênero crônica (características) 
• Leitura da professora para os alunos. 

2- Localização de informações; comparação de informações; generalizações: 
• Pesquisar no dicionário o significado de palavras ou expressões que desconheçam 
• Sublinhar, no texto, a descrição do avestruz. 

3- Produção de inferências locais; produção de inferências globais: 
• Você conhece o autor? Já leu algo sobre ele? Quando? Onde? 
• Explanação do professor sobre o autor. 
4- Recuperação do contexto de produção; definição de finalidades e metas da atividade de leitura: 
• Retomada pelo professor do gênero crônica (características) 
• Pedir ao aluno para reconhecer foco narrativo, tempo, espaço, personagens, clímax, desfecho... 
5- Percepção das relações de intertextualidade; percepção das relações de interdiscursividade:
• Questionamentos – já assistiu filmes ou documentários sobre este animal? Quando? Onde? 
Depoimento das crianças 
• Apresentação do texto; “A incapacidade se ser verdadeiro” (Carlos Drummond de Andrade) 
6- Percepção de outras linguagens; elaboração de apreciações estéticas e/ou afetivas; elaboração de 
apreciações relativas a valores éticos e/ou políticos:
• Abrir discussões sobre: por que o garoto pediu justamente este animal? É comum crianças 
pedirem este presente aos pais? Por que da sua insistência? Por que o garoto não pediu, talvez, 
um gato, passarinho, cachorro ou outro animal domesticável? 
• Pedir aos alunos a elaboração de um pequeno texto apresentando suas opiniões a respeito. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário