sábado, 15 de junho de 2013
Texto “AVESTRUZ” (Mário Prata)
Estratégias
1- antes da leitura, pedir aos alunos que falem sobre o que sabem sobre a ave e se já
viram um avestruz?;
2- leitura compartilhada e esclarecimento de vocabulário, se preciso for;
3- estudo da características da crônica;
4- produção de enredo narrativo em 5 frases (situação inicial, conflito, desenvolvimento,
clímax e desfecho);
5- aplicação de perguntas aos alunos que os levem a refletir um pouco sobre o texto
(Vocês já pediram algo que seus pais se recusaram a lhe dar por algum motivo? Vocês
já fizeram pedidos estranhos aos seus pais?);
6- aplicação de perguntas que levem os alunos a refletirem sobre o porquê de o menino
fazer um pedido desses para a mãe, se já tem idade para saber que morando em um
apartamento, tal desejo jamais poderia ser realizado (Na sua opinião, por que será que
o menino queria um avestruz como animal de estimação, uma vez que ele já teria Avestruz.
1 Trabalhar com conhecimentos prévios, através da antecipação de
leitura:
- O que sugere o título?
- Qual o gênero textual que será apresentado?
- Qual assunto vai ser abordado?
2 Leitura em voz alta fazendo as inferências:
- local do criadouro.
- características da espécie.
- comentar as comparações apresentadas no texto.
3 Após a leitura fazer uma “tempestade de ideias” para identificar as
finalidades do texto com intervenções do professor.
4 Levar os alunos à sala de informática para pesquisar artigos de
divulgação científica sobre a espécie avestruz.
5 Relacionar os textos comparando: objetivos, linguagem, público alvo.
6 Agrupar os alunos para pesquisarem algumas curiosidades sobre a
espécie, exemplo: a corrida de avestruz, o habitat, por que não pode ser
domesticado e outras informações que sejam relevantes ao tema.
7 Finalizar com a exposição oral e escrita dos grupos
idade para entender as inadequação de seu pedido?)
OBSERVAÇÃO: ATIVIDADE ADEQUADA PARA 7ºS ANOS.
Avestruz – 9° ano
1 Trabalhar com conhecimentos prévios, através da antecipação de
leitura:
- O que sugere o título?
- Qual o gênero textual que será apresentado?
- Qual assunto vai ser abordado?
2 Leitura em voz alta fazendo as inferências:
- local do criadouro.
- características da espécie.
- comentar as comparações apresentadas no texto.
3 Após a leitura fazer uma “tempestade de ideias” para identificar as
finalidades do texto com intervenções do professor.
4 Levar os alunos à sala de informática para pesquisar artigos de
divulgação científica sobre a espécie avestruz.
5 Relacionar os textos comparando: objetivos, linguagem, público alvo.
6 Agrupar os alunos para pesquisarem algumas curiosidades sobre a
espécie, exemplo: a corrida de avestruz, o habitat, por que não pode ser
domesticado e outras informações que sejam relevantes ao tema.
7 Finalizar com a exposição oral e escrita dos grupos
Avestruz
1 Colocar o título do texto e perguntar o que sabe sobre ele.
- O que é um avestruz?
- Qual o tamanho?
- Alguém já viu?
- Quanto dura?
2 e 3 Leitura do 1º parágrafo do texto
- O que vocês entenderam?
- É possível ter um avestruz como animal de estimação?
4 De acordo com a pretensão do prof. definirá as metas da leitura
Ler o texto todo.
5 Perguntar se alguém conhece ou já experimentou uma situação
semelhante ao texto (animais exóticos)
Sugestão de leitura: “A galinha”, Clarice Lispector
6 Os prós e contras de se ter um avestruz. É viável? Deve-se fazer uma
reflexão sobre as condições de se ter um animal de estimação.
Sequência Didática – Texto “O avestruz”
(para 6º e 7º anos)
1- Ativação de conhecimentos prévios; antecipação ou predição; checagem de hipóteses:
• Título na lousa – checagem de hipóteses: vocês conhecem um avestruz? De onde? Onde ele vive?
O que come?
• Apresentação do texto – através do título: do que acham que se trata o texto? O que pode ser?
• O que é uma crônica? Quais suas características? Quais semelhanças com uma narração? Onde
encontramos este tipo de texto?
• Professor recupera informações sobre gênero crônica (características)
• Leitura da professora para os alunos.
•
2- Localização de informações; comparação de informações; generalizações:
• Pesquisar no dicionário o significado de palavras ou expressões que desconheçam
• Sublinhar, no texto, a descrição do avestruz.
•
3- Produção de inferências locais; produção de inferências globais:
• Você conhece o autor? Já leu algo sobre ele? Quando? Onde?
• Explanação do professor sobre o autor.
4- Recuperação do contexto de produção; definição de finalidades e metas da atividade de leitura:
• Retomada pelo professor do gênero crônica (características)
• Pedir ao aluno para reconhecer foco narrativo, tempo, espaço, personagens, clímax, desfecho...
5- Percepção das relações de intertextualidade; percepção das relações de interdiscursividade:
• Questionamentos – já assistiu filmes ou documentários sobre este animal? Quando? Onde?
Depoimento das crianças
• Apresentação do texto; “A incapacidade se ser verdadeiro” (Carlos Drummond de Andrade)
6- Percepção de outras linguagens; elaboração de apreciações estéticas e/ou afetivas; elaboração de
apreciações relativas a valores éticos e/ou políticos:
• Abrir discussões sobre: por que o garoto pediu justamente este animal? É comum crianças
pedirem este presente aos pais? Por que da sua insistência? Por que o garoto não pediu, talvez,
um gato, passarinho, cachorro ou outro animal domesticável?
• Pedir aos alunos a elaboração de um pequeno texto apresentando suas opiniões a respeito.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário