sábado, 15 de junho de 2013

SD do conto “Pausa” – Moacyr Scliar 
Público alvo: 9º ano 
1 Ativação de conhecimentos prévios: sentados em roda, levantar 
questionamentos a cerca do vocábulo “pausa” e seu possíveis 
significados. 
Predição sobre o gênero e autor. 
2 Durante a leitura realizada pelo professor serão feitos 
questionamentos que levem o aluno a inferir sobre a sequencia 
do enredo. 
3 Solicitar aos alunos que oralmente apontem os elementos da 
narrativa. 
4 Promover uma reflexão sobre o que leva a personagem a dar 
essa “pausa”, elencando valores éticos e políticos 
5 Buscando uma comparação com o texto, passaremos o filme “as 
férias dos meus sonhos” levando a uma reflexão a respeito da 
necessidade que temos de dar uma “pausa” 
6 Produção de um texto argumentativo fazendo uma comparação entre o 
texto e o filme, procurando compreender a plurissignificação.


Pausa 
1 Exploração do título
2 Leitura compartilhada de maneira que durante a leitura faça-se 
questionamentos, coletando também informações no decorrer do 
mesmo. 
3 Lançar perguntas relacionadas ao cotidiano familiar e social. 
Inferências: locais (texto; globais (mundo) 
Observar que na época em que o texto foi escrito (1975) a realidade era 
outra, pois a família se reunia para o almoço do domingo e não era 
comum o trabalho nesse dia. 
4 Contextualizar a época em que o texto foi escrito e compará-lo com os 
dias atuais. 
Metas: exploração do vocabulário; provocar no aluno a antecipação de 
conhecimentos previstos pelo texto, provocado pelo autor pela 
durabilidade vivenciada pelo personagem. 
5 Perceber a expectativa criada pelo autor durante as relações de 
interdiscursividade (texto – professor – aluno), lembrando que o texto 
“Caso de secretária” de Drummond conduzia de maneira semelhante ao 
desfecho. 
6 Promover discussão a cerca dos valores éticos e morais/sociais 
abordados no texto. 

Pausa – 
1 Título – levantamento de conhecimento prévio. 
 Sobre o que um texto chamado “Pausa” vai se tratar? 
 Pesquisa no dicionário do significado da palavra “Pausa”.
2 Elaborar uma lista coletiva na lousa sobre hipóteses do título com 
relação ao texto. 
3 Checagem de hipóteses: Realizar a leitura em voz alta, parando em 
alguns trechos e questionando novas hipóteses com relação ao que terá 
de continuidade. 
4 Localizar informações: Após o término da leitura, pedir aos alunos que 
identifiquem em que momento está a “pausa” no texto, que é implícita, é 
preciso inferir – 20° e 23° parágrafo. 
5 Inferir global: questionar qual é o sentido do texto? Por que o 
personagem quis dormir em outro lugar? (novo levantamento de 
hipótese) 
6 Qual o objetivo de ler este texto? 
- Pelo prazer estético? 
- Ler para compreender – a partir do conhecimento prévio, desenvolver 
novo repertório, conhecimento de mundo, inferência.
7 Intertextualidade e interdiscursividade: 
- Qual a relação do sonho com o restante do texto? 
- Você já viveu algo semelhante? (sonhar e sentir) 
- Você conhece alguma história semelhante a esta? 
- Comparar com músicas que eles conheçam. 
- Fuga da realidade: fazer levantamento das possibilidades de fuga 
(dormir, viajar, depressão, facebook, fone de ouvido) 
8 Atividade: produzir uma narrativa contando se você já pensou em fugir 
da realidade? 
Dramatizar a história. 

A pausa – Moacyr Scliar 
9º ano 
1 Antes da leitura 
- título 
- gênero textual 
- o que se sabe sobre o autor 
Durante a leitura 
- localizar informações explícitas 
- a quem é dirigido 
- ideia principal 
- explorar os sentimentos dos personagens 
Após a leitura 
- análise da escrita 
- relevância para a sociedade 
2 - leitura silenciosa e depois com a sala toda; 
- questionar sobre os motivos de o personagem Samuel ter a 
necessidade de ir para o hotel todos os domingos; 
- como era o ambiente familiar em que ele vivia? 
- que relações existem entre o sonho e o dia a dia;
- banalização da rotina com a promessa de mudança 
3 - ritual feito todo domingo. 
- os diálogos produzidos de forma a dar ideia de que a relação enfrenta 
problemas 
- a mudança de comportamento: pressa ao sair de casa, mas ao sai age 
de forma vagarosa. 
- tudo o que ele busca é o oposto do que ele tem em sua vida. 
- quebra de expectativa: ao chegar ao hotel se depara com duas 
mulheres, o que faz com que o leitor imagine o que vai ocorrer. 
- o sonho também é uma forma de oposição, pois ele quer fugir do 
problema, mas não consegue. 
- o nome do personagem: Samuel ou Isidora? 
- dois nomes, duas vidas. 
4 Contexto de produção: 
- comentar sobre o autor e suas características 
- relação de afeto entre marido e mulher 
- a mulher submissa, que não questiona, apenas resmunga. 
5 Exposição por parte dos alunos das próprias vivências, relacionadas 
com o texto em questão. 
6 Gênero textual em foco 
- título: a pausa 
- linguagem informa


Nenhum comentário:

Postar um comentário