SD do conto “Pausa” – Moacyr Scliar
Público alvo: 9º ano
1 Ativação de conhecimentos prévios: sentados em roda, levantar
questionamentos a cerca do vocábulo “pausa” e seu possíveis
significados.
Predição sobre o gênero e autor.
2 Durante a leitura realizada pelo professor serão feitos
questionamentos que levem o aluno a inferir sobre a sequencia
do enredo.
3 Solicitar aos alunos que oralmente apontem os elementos da
narrativa.
4 Promover uma reflexão sobre o que leva a personagem a dar
essa “pausa”, elencando valores éticos e políticos
5 Buscando uma comparação com o texto, passaremos o filme “as
férias dos meus sonhos” levando a uma reflexão a respeito da
necessidade que temos de dar uma “pausa”
6 Produção de um texto argumentativo fazendo uma comparação entre o
texto e o filme, procurando compreender a plurissignificação.
Pausa
1 Exploração do título
2 Leitura compartilhada de maneira que durante a leitura faça-se
questionamentos, coletando também informações no decorrer do
mesmo.
3 Lançar perguntas relacionadas ao cotidiano familiar e social.
Inferências: locais (texto; globais (mundo)
Observar que na época em que o texto foi escrito (1975) a realidade era
outra, pois a família se reunia para o almoço do domingo e não era
comum o trabalho nesse dia.
4 Contextualizar a época em que o texto foi escrito e compará-lo com os
dias atuais.
Metas: exploração do vocabulário; provocar no aluno a antecipação de
conhecimentos previstos pelo texto, provocado pelo autor pela
durabilidade vivenciada pelo personagem.
5 Perceber a expectativa criada pelo autor durante as relações de
interdiscursividade (texto – professor – aluno), lembrando que o texto
“Caso de secretária” de Drummond conduzia de maneira semelhante ao
desfecho.
6 Promover discussão a cerca dos valores éticos e morais/sociais
abordados no texto.
Pausa –
1 Título – levantamento de conhecimento prévio.
Sobre o que um texto chamado “Pausa” vai se tratar?
Pesquisa no dicionário do significado da palavra “Pausa”.
2 Elaborar uma lista coletiva na lousa sobre hipóteses do título com
relação ao texto.
3 Checagem de hipóteses: Realizar a leitura em voz alta, parando em
alguns trechos e questionando novas hipóteses com relação ao que terá
de continuidade.
4 Localizar informações: Após o término da leitura, pedir aos alunos que
identifiquem em que momento está a “pausa” no texto, que é implícita, é
preciso inferir – 20° e 23° parágrafo.
5 Inferir global: questionar qual é o sentido do texto? Por que o
personagem quis dormir em outro lugar? (novo levantamento de
hipótese)
6 Qual o objetivo de ler este texto?
- Pelo prazer estético?
- Ler para compreender – a partir do conhecimento prévio, desenvolver
novo repertório, conhecimento de mundo, inferência.
7 Intertextualidade e interdiscursividade:
- Qual a relação do sonho com o restante do texto?
- Você já viveu algo semelhante? (sonhar e sentir)
- Você conhece alguma história semelhante a esta?
- Comparar com músicas que eles conheçam.
- Fuga da realidade: fazer levantamento das possibilidades de fuga
(dormir, viajar, depressão, facebook, fone de ouvido)
8 Atividade: produzir uma narrativa contando se você já pensou em fugir
da realidade?
Dramatizar a história.
A pausa – Moacyr Scliar
9º ano
1 Antes da leitura
- título
- gênero textual
- o que se sabe sobre o autor
Durante a leitura
- localizar informações explícitas
- a quem é dirigido
- ideia principal
- explorar os sentimentos dos personagens
Após a leitura
- análise da escrita
- relevância para a sociedade
2 - leitura silenciosa e depois com a sala toda;
- questionar sobre os motivos de o personagem Samuel ter a
necessidade de ir para o hotel todos os domingos;
- como era o ambiente familiar em que ele vivia?
- que relações existem entre o sonho e o dia a dia;
- banalização da rotina com a promessa de mudança
3 - ritual feito todo domingo.
- os diálogos produzidos de forma a dar ideia de que a relação enfrenta
problemas
- a mudança de comportamento: pressa ao sair de casa, mas ao sai age
de forma vagarosa.
- tudo o que ele busca é o oposto do que ele tem em sua vida.
- quebra de expectativa: ao chegar ao hotel se depara com duas
mulheres, o que faz com que o leitor imagine o que vai ocorrer.
- o sonho também é uma forma de oposição, pois ele quer fugir do
problema, mas não consegue.
- o nome do personagem: Samuel ou Isidora?
- dois nomes, duas vidas.
4 Contexto de produção:
- comentar sobre o autor e suas características
- relação de afeto entre marido e mulher
- a mulher submissa, que não questiona, apenas resmunga.
5 Exposição por parte dos alunos das próprias vivências, relacionadas
com o texto em questão.
6 Gênero textual em foco
- título: a pausa
- linguagem informa
Nenhum comentário:
Postar um comentário