domingo, 9 de junho de 2013

LEITURA


O PRIMEIRO BEIJO” (Antonio Barreto)

Atividade 1 – RODA DE CONVERSA
Grupos 3 e 5

Antes da leitura, o professor prepara uma roda de conversa lançando as seguintes perguntas: 
  • O primeiro beijo sempre é bom?
  • Ele tem que ter um lugar especial?
  • Tem ser com alguém especial?
Inicia-se então a leitura projetada em Power point ou outro recurso midiático.
Texto:  Meu primeiro beijo (Antonio Barreto)

É difícil acreditar, mas meu primeiro beijo foi num ônibus, na volta da escola. E sabem com quem?
  • Quem está contando a história?
  • Com quem foi o primeiro beijo dessa pessoa?
    Com o Cultura Inútil! Pode? Até que foi legal. Nem eu nem ele sabíamos exatamente o que era "o beijo". Só de filme. Estávamos virgens nesse assunto, e morrendo de medo. Mas aprendemos. E foi assim... Não sei se numa aula de Biologia ou de Química, o Culta . . .
  • Quem vocês acham que é essa pessoa denominada “Culta”?
  • Por quê vocês acham isso?
    . . .tinha me mandado um dos seus milhares de bilhetinhos:
    " Você é a glicose do meu metabolismo.
    Te amo muito!
   Paracelso"
    E assinou com uma letrinha miúda: Paracelso. Paracelso era outro apelido dele. Assinou com letrinha tão minúscula que quase tive dó, tive pena, instinto maternal, coisas de mulher...
  • O que seriam essas coisas de mulher?
    E também não sei por que: resolvi dar uma chance pra ele, mesmo sem saber que tipo de lance ia rolar.
    No dia seguinte, depois do inglês, pediu pra me acompanhar até em casa. No ônibus, veio com o seguinte papo:
  • O que você acha que ele falou?
   - Um beijo pode deixar a gente exausto, sabia? - Fiz cara de desentendida.
Mas ele continuou:
  • O que ele disse?
  • Até onde ele quer chegar com essas perguntas?
- Dependendo do beijo, a gente põe em ação 29 músculos, consome cerca de 12 calorias e acelera o coração de 70 para 150 batidas por minuto. - Aí ele tomou coragem e pegou na minha mão.
  • O que aconteceu?
  Mas continuou salivando seus perdigotos:
- A gente também gasta, na saliva, nada menos que 9 mg de água; 0,7 mg de albumina; 0,18 g de substâncias orgânica; 0,711 mg de matérias graxas; 0,45 mg de sais e pelo menos 250 bactérias...
  • Em qual disciplina vocês costumam encontrar esse tipo de palavras?
  • E aí, meninas, vocês gostaram desse tipo de cantada?
  • Ele continua sendo cultura inútil?
 Aí o bactéria falante aproximou o rosto do meu e, tremendo, tirou seus óculos, tirou os meus, e ficamos nos olhando, de pertinho. O bastante para que eu descobrisse que, sem os óculos, seus olhos eram bonitos e expressivos, azuis e brilhantes. E achei gostoso aquele calorzinho que envolvia o corpo da gente. Ele beijou a pontinha do meu nariz, fechei os olhos e senti sua respiração ofegante. Seus lábios tocaram os meus. Primeiro de leve, depois com mais força, e então nos abraçamos de bocas coladas, por alguns segundos.

Neste parágrafo, o professor discutirá sobre a importância da descrição na narrativa:
  • Por quê o autor não disse apenas que as personagens se beijaram e descreveu a cena do beijo com detalhes?
  • Que palavras do texto “detalham” a cena?
  • Qual a importância do uso desse recurso no texto?
E de repente o ônibus já havia chegado no ponto final e já tínhamos transposto , juntos, o abismo do primeiro beijo.
  • Qual é o destino das personagens de agora em diante?
Desci, cheguei em casa, nos beijamos de novo no portão do prédio, e aí ficamos apaixonados por vária semanas. Até que o mundo rolou, . . .
  • O quê ela quis dizer com o mundo rolou?
 . . .as luas vieram e voltaram, o tempo se esqueceu do tempo, as contas de telefone aumentaram, depois diminuíram...e foi ficando nisso. Normal. Que nem meu primeiro beijo. Mas foi inesquecível!


Nenhum comentário:

Postar um comentário