sábado, 22 de junho de 2013




Projeto- Meu primeiro beijo- Antônio Barreto

Texto “Meu primeiro beijo” - Antônio Barreto
9º ano
Justificativa: O mundo contemporâneo exige cidadãos leitores e críticos, por isso um projeto voltado à leitura visando a autonomia leitora dos alunos, o desenvolvimento interpretativo é de suma importância para formarmos leitores críticos e fluentes.
Objetivo: Partindo desse princípio o objetivo do trabalho é:
Despertar o gosto pela leituraconhecer o gênero conto, compreender as especificidades do texto e estimular a participação de todos os alunos.
Promover a participação dos alunos com dificuldades visando um melhor desenvolvimento através da leitura.
Metodologia: O projeto inicia-se na primeira aula com a ativação de conhecimento de mundo através da imagem da escultura de Canova, Eros e Psiqué e de uma reflexão sobre a obra.  Após a leitura desta, o professor fará a antecipação de conhecimentos através de perguntas baseadas no título do conto “O primeiro beijo” de Antônio Barreto.
A leitura será iniciada na segunda aula, com uma breve explanação da biografia do autor. Dois alunos, um menino e uma  menina farão a dramatização do texto.
Na terceira aula, os alunos irão à sala de leitura pesquisar outros gêneros e autores relacionados ao tema do texto, primeiro beijo. Essa visita será previamente agendada.
Na quarta aula, os alunos produzirão um texto narrativo contando sua experiência sobre o tema e depois em dupla farão a leitura de sua produção ao parceiro. Nessa atividade o professor auxiliar orientará os alunos com dificuldade.
Na quinta aula, o professor fará novamente a leitura do texto e confirmará as hipóteses dos alunos estabelecidas no início da atividade. Fará a inferência local sobre vocabulário e entendimento do texto.
Iniciaremos a sexta aula com a audição da música Beija eu de Marisa Monte. Na sequência os alunos produzirão uma história em quadrinhos baseada no texto “O primeiro beijo” de Antônio Barreto usando a linguagem verbal ou não verbal. Nessa atividade os alunos com dificuldade contarão com o apoio do professor auxiliar.
Visando a interdisciplinaridade o professor combinará com o docente de ciências uma pesquisa na sala de informática sobre as reações que o beijo provoca no corpo humano, o vocabulário técnico que aparece no texto e as doenças transmitidas pelo beijo. Essa pesquisa será feita durante as aulas de ciências.
Como encerramento os alunos apresentarão o trabalho realizado com o professor de ciências em uma data previamente agendada.

Cronograma: O projeto será realizado em seis aulas de Língua Portuguesa, mais o trabalho com o professor de ciências e as apresentações finais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário