sábado, 15 de junho de 2013

LEITURA E ESCRITA




Texto: Avestruz
 
Série:7º Ano
 
Justificativa
  • Partindo-se do pressuposto que o gênero textual faz parte de um meio social e comunicativo e a escola um espaço de diferentes aprendizagens e apropriação de diversos discursos.
  • Inserimos a apropriação do gênero crônica para o desenvolvimento das competências e habilidades de leitura e escrita.

Objetivo específico

  • Desenvolver as competências de leitura e escrita na produção de uma crônica.

Objetivos gerais

  • Conhecer as características do gênero textual crônica;
  • Conhecer os aspectos sociais aos quais a crônica pertence;
  • Desenvolver a produção escrita de uma crônica.

Habilidades a serem desenvolvidas

  • Ativação dos conhecimentos prévios;
  • Recuperação do contexto de produção do texto;
  • Percepção de outras linguagens.
Desenvolvimento
1ª aula
Roda de leitura para socialização e leitura do texto “Avestruz”de Mário Prata;
Iniciar inferindo antes da leitura o conhecimento prévio com relação ao animal.
Após a leitura, construir o desenho coletivo do avestruz na lousa.
Assistir ao vídeo sobre o animal avestruz (comparar o desenho, as informações do texto e do vídeo).

2ª aula
Retomar o texto Avestruz mostrando sua função social;
Quadro organizado;
Ler outro texto informativo sobre o animal;
Inferir quais são as diferenças entre os textos e qual sua relação.

3ª aula
Organizar com os alunos na lousa as características do gênero crônica.

4ª aula 
Montar grupo de 06 alunos, entregar um envelope com diferentes animais exóticos, cada qual com uma notícia sobre o animal;
Orientar com quem ocorreu a história? Onde aconteceu e quem são as personagens?

5ª aula
Roda de leitura com crônicas trazidas pelos alunos.

6ª aula
Socialização da crônica produzida.


Avaliação: Através das atividades realizadas durante as aulas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário