sábado, 22 de junho de 2013

SEQUENCIA DIDÁTICA








Situação de AprendizagemNo aeroporto, de Carlos Drummond de Andrade. 
 

Antes da leitura:

- Você já foi em um aeroporto?
- Você sabe o que é um aeroporto?
- Já viu ou ouviu falar em historias sobre aeroportos?
- Quais suas expectativas referentes ao título?
 - Você sabe diferenciar a etapas da vida do ser humana e suas características (bebê, criança, adolescente, jovem, adulto, idoso)?

Durante a leitura:
- Após a leitura do 1º, 2º e 3º parágrafo, para e pedir para eles pensarem sobre qual a idade de Pedro.
- Identificar pistas para a construção da personagem.
- Explicar o significado das palavras-chaves: Galeão, quadrimotor, puído, etc.
- “Viajou meu amigo Pedro”. Com quem?
- “Seu companheiro puído”. Qual a idade dele?

Depois da leitura:
- O que vocês acharam da leitura?
- identificar os cinco elementos da narrativa, dando ênfase ao tipo de narrador e como podemos perceber com trechos do texto, se é feminino ou masculino, etc.
- As principais impressões que temos no começo do texto se confirmam no final?
- Novamente a caracterização da personagem.
- Uma criança dessa idade pode viajar sozinha? O que podemos pensar? Qual o motivo? Quem seria esse amigo do Pedro?
- Por que ele valoriza tanto essa amizade?
- Por que apenas no final da historia nos é revelado a idade de Pedro?


Atividades texto "No aeroporto" - Carlos Drummond de Andrade




Antes da leitura
- Questionamento sobre se sabem o que é aeroporto? Quem utiliza? Você conhece? Já 
esteve em um? (utilizar conhecimento de mundo para compreensão do texto)
- O que o título lhe sugere? Que tipo de história você acha que vai ler?

Durante a leitura
Após ler os dois primeiros parágrafos:
- Você sabe onde fica o Galeão?
- Já pode identificar quem é Pedro?

Depois da leitura
- Gostou da história? Por quê?
- Você teve dificuldade de entender o significado de alguma palavra do texto? Quais? (identificar sinônimos de palavras)
- Por que Pedro se comunicava apenas através de gestos e expressões? (elaborar inferências) 
- Suas expectativas sobre quem é Pedro se confirmaram? Foi possível perceber rapidamente que Pedro era um bebê? Como? (caracterizar personagens do texto – integrar informações explícitas do texto;  pistas – marcadores linguísticos)
- O narrador participa da história? Como você sabe?
- Onde acontecem os fatos narrados?
-Quanto tempo Pedro passou na casa do amigo? Há marcadores temporais? Quais? (localizar informações – marcadores temporais)
- Você conseguiu identificar qual o gênero textual do texto? (reconhecer os diferentes gêneros e suas funções)
- O que o autor quis dizer com a frase “De repente o aeroporto ficou vazio?” (interpretar frases e expressões do texto)
- Que relação podemos estabelecer entre título e o texto? (apreender sentido geral do texto)
- Filmes: que podem ser utilizados para complementar o trabalho:
              Rio
              O terminal
              Olha quem está falando também.
- Música: Encontros e despedidas (Maria Rita)
- Reescreva a narrativa a partir do ponto de vista.




Estratégias para compreensão do texto



Estratégias para compreensão do texto

·         Antes da leitura: Revisar o gênero crônica narrativa. Trabalhar biografia, interrogar se já leram sobre o autor, comentar sobre ele.
Conhecimento prévio: levantar o conhecimento e visão de mundo (hipóteses) dos alunos em relação a estrutura e o assunto que aparecerá no texto. Ex: O que sugere o titulo do texto?

Leitura compartilhada do texto.

·         Durante a leitura
Inferências: conferir ao longo da leitura se as hipóteses, a visão do mundo e os conhecimentos dos alunos se confirmaram. Dar opiniões sobre estrutura do texto e marcas do autor. Argumentar. Verificar se entenderam as ideias que o autor deixou implícitas. Comentar os fatos e situações. Explorar os elementos da narrativa. Enfatizar a personagem Pedro. Ex: Qual a sua opinião sobre o comportamento da personagem do texto?
Localização de informações:  sublinhar ou copiar trechos.
Comparação de informações: perceber a ideia principal do texto e relaciona-la ao tema (chegada e partida).

·         Depois da leitura: trocar as impressões, comentar e sintetizar o texto lido.
Generalização: partir de um desafio e propor soluções relacionadas ao tema. Ex: Usar o titulo para mostrar a importância de Pedro (encontros e despedidas).
Síntese: ao escrever um texto o aluno consegue expressar seus conhecimentos, ideias, e pensamentos. É importante que o aluno se envolva e se emocione.
Registrar uma produção coletiva reforçando aspectos gramaticais de pontuação, paragrafação, seguimentação, vocabulário, frase, oração, período.
Usar música e trechos de filme
Exemplo de atividade: recortar parágrafos de texto e reorganiza-los.




Nenhum comentário:

Postar um comentário