sábado, 22 de junho de 2013


Um voo na leitura" com o texto “No aeroporto” (Carlos Drummond de Andrade)


                                               



SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM


TEXTO: “No aeroporto” (Carlos Drumond de Andrade)
Público alvo: 6º ano Ensino Fundamental

OBJETIVOS:
ü    Ler para aprender.
ü    Compreender as características do gênero “Crônica”.
ü    Despertar no aluno o prazer pela leitura do gênero proposto.

ESTRATÉGIAS:

ANTES DA LEITURA
Prática
ü    Ativação do conhecimento de mundo.
ü    Antecipação ou predição.

Habilidades:
ü    Levantamento do conhecimento prévio sobre o assunto.
ü    Levantamento de hipóteses.

                 Esta parte da atividade será realizada em duas etapas.

1ª etapa: foca o gênero estudado.

ü    Você sabe o que é uma crônica?
ü    Você já leu alguma crônica? Qual?
ü    Quem era o autor?
ü    Você conhece algum cronista brasileiro? Quem?
ü    Onde as crônicas são veiculadas?

          Em seguida o professor apresenta as características do gênero ( poucos personagens, linguagem com duplo sentido, conotação, ironia, humor, vocabulário variado de acordo com a intenção do autor, aborda aspectos da vida cotidiana, ...).

2ª etapa: foca o texto.

ü    Você conhece o texto “No aeroporto” de Carlos Drumond de Andrade?
ü    E o autor?
ü    Já leu alguma de suas obras?
ü    Sabe como é um aeroporto? Já este em algum?
ü    Já viajou de avião?
ü    O que geralmente as pessoas fazem em um aeroporto?
ü    Partindo do título, o que você imagina que será tratado no texto?

DURANTE A LEITURA (compartilhada)

Prática:
ü    Localização de informações.

Habilidade:
ü    Confirmação ou retificação das antecipações ou expectativas de sentido criadas antes ou durante a leitura.

          O aluno, ao longo da leitura que será  realizada por partes, com o auxílio do professor, deverá levantar hipóteses sobre o personagem: quem é Pedro? Será um animalzinho? (atentar para a frase: “Embora Pedro seja extremamente parco de palavras, e, a bem dizer não se digne pronunciar nenhuma”). Ler mais um trecho do texto e questionar: já descobriram quem é Pedro? É mesmo um animal? Como você descobriu?

APÓS A LEITURA

Prática:
ü    Construção da síntese semântica do texto.
Habilidades:
ü    Checagem das hipóteses levantadas anteriormente.
ü    Aprender o sentido geral do texto.

Questionamento:

ü    O texto lido traz algum fator surpresa? Qual?
ü    Partindo do título, era o que esperava?
ü    Que relação o texto tem com o título?
ü    O que o autor quis dizer com a frase: “De repente o aeroporto ficou vazio”?
ü    Quais características do gênero Crônicas” podem ser encontradas no texto estudado?


Pedir para os alunos uma produção de texto:
“Se você recebesse a visita de Pedro, mudaria sua rotina? Explique o mais detalhadamente possível”.



Regina Célia Leite Maciel Nunes















Nenhum comentário:

Postar um comentário