Um voo na leitura" com o texto “No aeroporto” (Carlos Drummond de Andrade)
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
TEXTO: “No aeroporto” (Carlos Drumond de Andrade)
Público alvo: 6º ano Ensino Fundamental
OBJETIVOS:
ü Ler para aprender.
ü Compreender as características do gênero “Crônica”.
ü Despertar no aluno o prazer pela leitura do gênero proposto.
ESTRATÉGIAS:
ANTES DA LEITURA
Prática
ü Ativação do conhecimento de mundo.
ü Antecipação ou predição.
Habilidades:
ü Levantamento do conhecimento prévio sobre o assunto.
ü Levantamento de hipóteses.
Esta parte da atividade será realizada em duas etapas.
1ª etapa: foca o gênero estudado.
ü Você sabe o que é uma crônica?
ü Você já leu alguma crônica? Qual?
ü Quem era o autor?
ü Você conhece algum cronista brasileiro? Quem?
ü Onde as crônicas são veiculadas?
Em seguida o professor apresenta as características do gênero ( poucos personagens, linguagem com duplo sentido, conotação, ironia, humor, vocabulário variado de acordo com a intenção do autor, aborda aspectos da vida cotidiana, ...).
2ª etapa: foca o texto.
ü Você conhece o texto “No aeroporto” de Carlos Drumond de Andrade?
ü E o autor?
ü Já leu alguma de suas obras?
ü Sabe como é um aeroporto? Já este em algum?
ü Já viajou de avião?
ü O que geralmente as pessoas fazem em um aeroporto?
ü Partindo do título, o que você imagina que será tratado no texto?
DURANTE A LEITURA (compartilhada)
Prática:
ü Localização de informações.
Habilidade:
ü Confirmação ou retificação das antecipações ou expectativas de sentido criadas antes ou durante a leitura.
O aluno, ao longo da leitura que será realizada por partes, com o auxílio do professor, deverá levantar hipóteses sobre o personagem: quem é Pedro? Será um animalzinho? (atentar para a frase: “Embora Pedro seja extremamente parco de palavras, e, a bem dizer não se digne pronunciar nenhuma”). Ler mais um trecho do texto e questionar: já descobriram quem é Pedro? É mesmo um animal? Como você descobriu?
APÓS A LEITURA
Prática:
ü Construção da síntese semântica do texto.
Habilidades:
ü Checagem das hipóteses levantadas anteriormente.
ü Aprender o sentido geral do texto.
Questionamento:
ü O texto lido traz algum fator surpresa? Qual?
ü Partindo do título, era o que esperava?
ü Que relação o texto tem com o título?
ü O que o autor quis dizer com a frase: “De repente o aeroporto ficou vazio”?
ü Quais características do gênero Crônicas” podem ser encontradas no texto estudado?
Pedir para os alunos uma produção de texto:
“Se você recebesse a visita de Pedro, mudaria sua rotina? Explique o mais detalhadamente possível”.
Regina Célia Leite Maciel Nunes
Nenhum comentário:
Postar um comentário