sábado, 22 de junho de 2013



SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM – A CRONICA E O OLHAR COTIDIANO

OBJETIVOS
ü  Elaborar leitura e análise da crônica “No Aeroporto”, de Carlos Drummond de Andrade;
ü  Estudos das características do gênero textual crônica;
ü  Analisar o vocabulário no contexto da crônica;
ü  Trabalhar o sentido de cada parágrafo na crônica para apreender o sentido global do texto.

TEMPO PREVISTO
ü  Entre 8 a 10 aulas.

CONTEÚDOS
ü  Características da crônica;
ü  Produção de crônica, analisando a importância dos parágrafos e da noção de tempo;

COMPETENCIAS E HABILIDADES
ü  Levantamento de conhecimentos prévios sobre o cronista;
ü  Apresentação de conceito e características da crônica associada a situações do cotidiano;
ü  Identificação do tema e construção da ideia principal – tese;
ü  Localização de pistas linguísticas responsáveis pela gradativa descoberta da personagem e suas características físicas e psicológicas;
ü  Adequação do texto ao publico alvo.

ESTRATEGIAS
ü  Leitura de crônicas de autores e temas distintos;
ü  Sondagem inicial com base no repertorio narrativo do aluno;
ü  Apresentação de outros gêneros narrativos para analise e comparação com a crônica;

RECURSO
ü  Livro didático;
ü  Jornais revistas;
ü  Dicionários;
ü  Textos de apoio.

AVALIAÇAO
ü  Identificar características do gênero textual crônica no texto;
ü  Verificar conhecimento prévio e posterior do aluno sobre a crônica, bem como o autor Carlos Drummond de Andrade;
ü  Produzir texto oral e escrito de crônica;
ü  Criar quadro síntese com características do gênero crônica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário