sábado, 15 de junho de 2013

LEITURA E ESCRITA




Construção de uma Situação de Aprendizagem 
6º ano

“Na escola, ler e escrever, falar e ouvir não são atividades exclusivas da disciplina de Língua Portuguesa, já que todo professor é um mediador de linguagem...”
Alfredina Nery


Gênero escolhido:crônica "Avestruz" de Mário Prata
Público Alvo: 6º ano (Anos Finais)
Tempo previsto:  2 aulas  ou mais ...
Conteúdos e temas:Traços característicos de crônica narrativa;síntese das capacidades de leitura com sugestões de como desenvolver (Rojo,2004); Gêneros e Progressão em expressão oral e escrita -elementos para reflexões sobre uma experiência suíça( Francófona).
Competências e habilidades: Explorar , desenvolver e ampliar as capacidades de leitura.
Estratégias: Trabalho lúdico com diversas mídias, apresentação de imagens, poemas, músicas etc.
Recursos: Texto escrito ou slide; Vídeo; Poema.
Avaliação: Produção coletiva de uma crônica escolhendo uma situação estranha do cotidiano a partir da crônica Avestruz.

A construção coletiva de um texto – o fazer junto- possibilita aos alunos uma experiência modelar, que vai ajudá-los na elaboração da escrita individual.

Antes da leitura


Desenvolvimento das Capacidades de Compreensão

1.     Ativação do conhecimento prévio
Antes da leitura do texto propriamente dito, serão feitas perguntas sobre o assunto, visando garantir a socialização de conhecimentos:

a)      Você conhece um avestruz?
b)      Alguém já viu?
c)       Como você imagina que seja?
d)      Sabe como é?
e)      Descreva como é.

OBS.: A sequência das pergunta irá depender das respostas que os alunos derem.Se alguma pergunta ficar sem resposta , o professor deverá antecipar esse conteúdo.

2.     Antecipação ou predição de conteúdos ou propriedades do texto ( Levantamento de hipóteses)

1.       Apresentação do título:
a)      Apresente o título do texto AVESTRUZ , peça aos alunos que anotem a opinião deles a cerca desse título para conferi-la após ouvirem a crônica;
b)      Por meio de perguntas, explore um pouco esse título: Esse texto desperta sua atenção? Sim ou não? O que ele sugere? Pelo título, dá para imaginar o assunto da crônica?Você pode imaginar o cenário?


                     2. Informações sobre o autor do texto.

                        


 

Durante a  leitura


3.     Checagem de hipóteses
1ª Leitura feita pelo professor ( texto impresso ou crônica digitada e apresentada no data show)
 “AVESTRUZ”, Mário Prata
                                                          
                                                  


OBS.: Durante a leitura da crônica o professor deve ir retomando as hipóteses( antecipações ) levantadas para verificar se elas foram ou não confirmadas.



4. Localização de informações: Aqui o professor pode solicitar que, durante a leitura, os alunos utilizem “procedimentos tais como sublinhar, copiar, iluminar informações relevantes para buscar passagens essenciais e abandonar informações periféricas”.
Desse modo, é possível que os alunos localizem:
a)       Vocabulário referente a Avestruz;
b)       Descrição  e hábitos da ave.

5. Comparação de informações Durante a leitura do texto, algumas perguntas ou discussões coletivas podem estimular o aluno a comparar/contrastar informações presentes no próprio texto.
1. Ter um avestruz como um animal de estimação: sim ou não?
2. Que animais são indicados para se ter como estimação?
3. Quais animais podem viver dentro de apartamento?


6.Produção de inferências locais. Deve-se levar o aluno a deduzir o sentido das  palavras ou siglas  desconhecidas ( Struthio Camelus Australis, TPM, abominável, atrofiadas, Floripa, Higienópolis etc)
OBS.: Pode-se construir com os alunos o hipertexto destas palavras.

7.Produção de inferências globais:  Chamar atenção para as pistas que o autor deixa no texto, tais como escolhas lexicais específicas.
1. Repetição da palavra avestruz o tempo todo;
2. Ironia ( o próprio uso de vocabulário avestruz, uma ave, aquele ser meio abominável,Struthio, bando de avestruzes, gigolô de avestruz)

DEPOIS DA LEITURA

8. Generalização:
1. O que o autor pretendeu com esse texto? Ter um avestruz como bicho de estimação: sim ou não?
2. Qual é a posição que o autor defende? E quais são os elementos que provam a sua posição?


Desenvolvimento das Capacidades de Apreciação e réplica do leitor em relação ao texto ( interpretação , interação)



9.Recuperação do contexto de produção:
a)                  Autor;
b)                 Lugar social que ocupa;
c)                  Esfera social em que o texto circula;
d)                 Veículo em que é divulgado;
e)                 Momento histórico em que foi produzido;
f)                   Intenções comunicativas do autor;
g)                  Leitores presumidos.


10. Percepção de relações de intertextualidade: Nesse momento o leitor estabelece relações com o que está lendo e o que já leu, ouviu, conversou, assistiu, por meio de comentários, perguntas, retomadas, solicitação de pesquisas etc.



OBS.: Nesse momento poderá apresentar o material que pesquisou : links ,imagens, poemas, música, propaganda,reportagem em vídeo.

Sugestões de Intertextualidade

  1. Poema
O AVESTRUZ
O galo cantou
A ovelha despertou
E estava com fome!
O avestruz esperto
Papou tudo que
havia por perto.
Comeu melancia
Feijão e ervilha
Tomate, capim
E a boneca da menina.
O galo brigou
A menina chorou
O avestruz esperto,
Da confusão escapou.

  1. Vídeo  Os Pinguins do Papai: http://www.youtube.com/watch?v=dJpL7qde-Ug
  2. Vídeo propaganda/reportagem  Criação de avestruz em Sobral https://www.youtube.com/watch?v=4v2cOIewwJ8
  3. Knorr:avestruz https://www.youtube.com/watch?v=kZ5nsrk3bp0
  4. Invasão de avestruzes em Buenos Aires
               https://www.youtube.com/watch?v=pyfineZp6Lo



11.Percepção das relações de interdiscursividade
Levar em conta os discursos com os quais o texto dialoga.
Pode ser através de uma referência, nota bibliográfica,

Ironia: “...E fiquei a observar a ave. Se é que podemos chamar aquilo de ave...Na hora de criar a avestruz, Deus devia estar muito cansado e cometeu alguns erros...Colocou um pescoço que não tem absolutamente nada a ver com o corpo... Uma avestruz com TPM  é perigosíssima.”



Referências Bibliográficas
ROJO, RoxaneLetramento e capacidades de leitura para a cidadania. São Paulo: SEE: CENP, 2004.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Porto alegre: Artes médicas, 1998.
A ocasião faz o escritor: Caderno do Professor: Orientação para produção de textos ( Coleção da Olimpíada) São Paulo-Cenpec,2010.




Exercício de intertextualidade: crônica “Avestruz” de Mário Prata e “O pavão” de Rubem Braga

1º Passo: Leitura pelo professor da crônica;

2º Passo: Leitura feita pelos alunos em duplas procurando pistas de comparação entre os dois textos.Verificação de como os autores fazem a descrição das aves e suas considerações.

O Pavão
Rubem Braga

Eu considerei a glória de um pavão ostentando o esplendor de suas cores; é um luxo imperial. Mas andei lendo livros, e descobri que aquelas cores todas não existem na pena do pavão. Não há pigmentos. O que há são minúsculas bolhas d'água em que a luz se fragmenta, como em um prisma. O pavão é um arco-íris de plumas.

Eu considerei que este é o luxo do grande artista, atingir o máximo de matizes com o mínimo de elementos. De água e luz ele faz seu esplendor; seu grande mistério é a simplicidade.

Considerei, por fim, que assim é o amor, oh! minha amada; de tudo que ele suscita e esplende e estremece e delira em mim existem apenas meus olhos recebendo a luz de teu olhar. Ele me cobre de glórias e me faz magnífico.

Rio, novembro, 1958

Simples e ternas. Assim são as lindas crônicas de Rubem Braga.

Texto extraído do livro "Ai de ti, Copacabana", Editora do Autor - Rio de Janeiro, 1960, pág. 149.  Agradeço ao Antônio pela lembrança.

3º Passo: Falar um pouco sobre a vida do autor e contexto de produção;

Um pouco sobre a vida do cronista: http://www.releituras.com/rubembraga_bio.asp

4º Passo: Comparar as imagens das duas aves e tirar conclusões ;




5º Passo: Ler os comentários postados no blog de Mara Senna sobre a crônica “O Pavão” e escrever omentários sobre esta crônica e verificar os comentários do autor na crônica de  Mário Prata  Atividade em duplas.

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