quinta-feira, 6 de junho de 2013

MEU RELATO DE EXPERIËNCIA VIVIDA




     Ler e escrever bem é um desafio de todos os professores,independente da sua disciplina. 
     
     
     Eu acredito que é obrigação de todos ensinar a ler e a escrever,isto é,obrigação da escola  pois ela é o local  onde o desafio é contínuo para uma educação de qualidade e transformadora.É  preciso fazer da sala de aula um lugar propício para desenvolver no aluno a leitura e a escrita. O aluno  deve ser motivado e seduzido pelo professor,trazendo uma leitura por prazer e não por obrigação,punição ou até mesmo uma tortura.
      Ler e escrever são, pois um direito de todos e é dever da escola possibilitar a realização desse processo para o aluno.
      Segundo( LAJOLO,2004.p.7) Ler livros se aprende nos bancos da escola. Diante dessa afirmação o educador tem o papel fundamental na motivção para a leitura e escrita,ensinando os alunos a discutirem,analisar,refletir,tomar posição e exteriorizar pensamentos tanto formal oral e escrito.
       Não podemos seduzir  nossos alunos se não for através do nosso exemplo,portanto o professor precisa ler e ter paixão pela leitura,pois só assim convencerá os seus alunos.Além de tudo tendo a escola como ponto  máximo da  divulgação da leitura.Espera ver as crianças trabalhando com livros e outras fontes.
       De acordo com tudo que disse acima,passarei a relatar uma experiëncia que tive recentemente com meus alunos da E.E.DEPUTADO JOÁO SUSSUMU HIRATA NA Capital de Sáo Paulo.
        Minha proposta foi de leitura e produçáo escrita.
        Preparei com todo cuidado um texto da apostila para uma turma da sexta série que não gostava de forma alguma participar das aulas em sala, esta, considerada por todos os professores como indisciplinada..e com muitas dificuldades leitora e escritora.
         Por várias vezes sai de lá com a sensação de fracasso.Foi aí que tive uma ideia de trabalhar em conjunto com mais dois professores de História e de Geografia.Fui conversar com eles e pedi auxílio nesta tentativa de modificar a leitura e escrita daqueles alunos.
         Eles concordaram.Então fui preparar com muito carinho o meu plano de aula.
         Fiz varias faixas e cartazes para minha explanação inicial. No dia marcado entrei na sala com uma faixa escrito. SR. ARIOSTO. Cumprimentei a todos ,organizei a sala, fiz a chamada e pedi que todos fizessem silëncio,pois precisa de auxílio para encontrar uma pessoa.
         Em seguida levantei a placa com o nome da pessoa em questão.Vi que todos começaram olhar espantados,pois não estava entendo nada daquilo.Neste momento fiz várias perguntas. a respeito do título muitos estavam coversando como sempre ..mas aos poucos percebi que foi diminuindo até que pude perceber um silëncio. Para minha surpresa, todos começaram a participar e eu na lousa fui  colocando tudo que eles falavam.Percebi que estava  despertando a curiosidade de todos com minha motivação e segurança de todo um trabalho preparando com antecedëncia. Em  seguida comecei a segunda parte da  aula.
          Quando todos falaram o que achavam sobre o nome.Solicitei que agora eles abrissem a apostila na página de número 3 e fizessem uma leitura silënciosa duas vezes,sempre peço para que possam ter uma visão panorãmica do texto e a segunda para entender o texto e dele poder compreender e interpretar o que esta lendo. Só que dessa vez tinha algo diferente acontecendo .Ao tentar fazer a leitura compartilhada eles disseram em cöro para que eu esperasse,pois eles ainda não tinham terminado de ler e gostariam de terminar.
            Lembra quando eu disse que a sala era barulhenta,apática.Fiquei muito emocionada,pois todos estavam em silëncio bebendo cada palavra. Ali pude perceber o que eu tinha feito com o preparo antecipado da minha aula.
            Quando terminaram a leitura ,fiz a leitura compartilhada mais diferente de todos estes anos, Fuia lousa e ia questionando, e eles falavam com tanto gosto que as vezes tinha que intervir ,pois dava discussão,pois todos estavam querendo falar sobre o texto de uma só vez. Fizemos todos juntos o resumo do texto.Nisso a aula terminou e só pude ouvir de todos OHHHHHHHHHHH.....
             Na aula seginte,pensei que tinha passado,mas não todas as perguntas que fiz na aula anterior ,eles já tinham providënciado em casa ´para complementar a linha do tempo do Sr. Ariosto.
              Levei-os para sala de Informática e lá pedi que eles fizessem pesquisas sobre a parte de Historia e Geografia.Nesse momento ,os professores ajudaram com os conhecimentos e as leituras das disciplinas em questão.
Nunca imaginei tamanho interesse por parte de todos.
              Como atividades em sala de aula eles  fizeram as questões da apostila.
               Montaram um painel da  Avenida Paulista onde nosso personagem Sr. Ariosto nasceu em 1900,então filho de imigrantes italianos.
               Percebi que o nosso trabalho em conjunto melhorou muito o interesse dos alunos.E por um momento pude chegar uma conclusão. Minha aula foi um Uma AULA ESSENCIAL,de acordo com a palestra que tivemos na Sul -2,no último dia 21 de maio,com o professor Fernando Jose de Almeida.Quando sai da sala naquele dia,não cabia em mim de tanta satisfação de dever cumprido.
             Considero relevante diante deste depoimento.
             Um bom planejamento da  aula ,com vários questionamentos antecipados ,como se fossemo os  alunos e com as prováveis respostas se eles tivessem dúvidas.Coloquei-me como meu aluno,vivendo em uma era de grandes avanços tecnológicos e tendo que vir para a escola , sentar e assistir uma aula cansativa sem nenhuma provocação sempre da mesma forma.Pude dai ter uma ideia de trabalhar com os meus colegas e levar a todos essa aula. E graças a Deus, ocorreu a contento.
             Agora tudo mudou nesta sala de aula.Vejo mais motivação,atenção e muita concentração por parte de todos,ou  da grande maioria.
              Bem, espero que meu depoimento possa motivar a todos a parar alguns minutos e programar com amor e carinho a sua aula. 
            Bibliografia.
            Leitura e escrita em todas as áreas.

5 comentários:

  1. Muito obrigada pelo carinho de todos vocês ,pois este é um trabalho muito importante para mim e por isso quero partilhar com meus amigos e alunos.

    ResponderExcluir
  2. Gostei Prof@ , que isso possa ajudar e seguir bem na sua vida . Não só estou falando isso da boca pra fora isso é de dentro do meu coração !

    ResponderExcluir